Confirmado! Séries da Disney serão exibidas no Prime Video

Disney-Prime Confirmado! Séries da Disney serão exibidas no Prime Video

Desde que a Disney ingressou no mercado de streaming, uma estratégia dominante foi a retirada gradual de seus conteúdos de outras plataformas de vídeo sob demanda, com o objetivo de fortalecer seu próprio catálogo. No entanto, recentemente, a empresa enfrentou desafios inesperados, incluindo queda no número de assinantes. Agora, uma nova estratégia parece estar em andamento, com a Disney optando por licenciar alguns de seus títulos para outras plataformas, começando pelo Prime Video.

O Disney+ teve um sucesso crescente nos primeiros três anos, atingindo a marca de 164,2 milhões de assinantes. No entanto, ao final de 2022, a empresa registrou queda no número de clientes pela primeira vez, uma tendência que se manteve nos trimestres subsequentes.

Com o retorno de Bob Iger como CEO da Disney no lugar de Bob Chapek, começaram a surgir as evidências de que nem tudo estava bem, e a nova gestão passou a ter uma abordagem agressiva na redução de despesas e aumento dos lucros.

Parte dessa estratégia foi o que a Disney chamou de “curadoria de conteúdo”, que envolveu a remoção de muitos filmes e séries originais e recentes de suas plataformas de streaming em todo o mundo. Essa iniciativa visava economizar mais de US$ 1,5 bilhão em royalties, impostos, custos operacionais e demais taxas relacionados a esses conteúdos.

Licenciamento de conteúdo

Desde então, Bob Iger indicou a possibilidade de licenciar o conteúdo da Disney para outras plataformas. Ele explicou que, nos primeiros dias do streaming, a Disney optou por reter estrategicamente conteúdo para suas próprias plataformas, mas que o licenciamento de conteúdo sempre desempenhou um papel significativo no modelo tradicional de negócios de TV.

No entanto, o executivo garantiu, durante um evento para investidores, que as principais franquias da empresa, como Marvel, Star Wars, Pixar e Disney, permanecerão exclusivas.

Agora, parece que essa mudança de estratégia já está se concretizando no Brasil. Como observado pelo Helison Medeiros no Twitter, desde agosto, diversos filmes e séries dos estúdios da Disney começaram a ser atualizados no sistema do Prime Video com exatamente as mesmas sinopses em português do Brasil e classificação indicativa do país.

Essa mudança afetou títulos como Grey’s Anatomy, What We Do in the Shadows, How I Met Your Mother, Motherland: Fort Salem, The Chi, Snowfall, Festa no Céu, entre outros.

Primeiras séries da Disney confirmadas no Prime Video

Agora, quatro séries de propriedade da Disney já estão aparecendo como “em breve” no Prime Video: Criminal Minds, Revenge, Bones e Arquivo X, com várias temporadas já contando com opções em português do Brasil no sistema do serviço da Amazon.

Outros que também podem entrar em breve no Prime Video, mas ainda não estão confirmados são:

  • Sons of Anarchy
  • How I Met Your Mother
  • Grey’s Anatomy
  • 24 Horas
  • Engana-me se Puder (Lie to Me)
  • American Horror Story

Com a Disney optando por licenciar seus conteúdos, a expectativa agora é ver quais serão os próximos títulos a aparecerem em outras plataformas de streaming. Uma pergunta que permanece é se esses conteúdos também incluirão filmes e séries Originais, ou seja, aqueles que foram produzidos exclusivamente para os serviços da Disney, mas mesmo assim foram removidos e agora estão no limbo.

https://twitter.com/helisonsm/status/1705391038561677619
Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário