Como Gamora está viva em Guardiões da Galáxia 3 se ela morreu em Guerra Infinita?

Gamora-Guardioes-da-Galaxia-Vol-3 Como Gamora está viva em Guardiões da Galáxia 3 se ela morreu em Guerra Infinita?

Guardiões da Galáxia Vol. 3 finalmente foi lançado, marcando a jornada final do amado grupo de heróis desajustados antes do diretor James Gunn voltar seu foco para o Universo DC. O elenco anterior está de volta, incluindo Gamora (Zoe Saldaña), que retorna como personagem-chave no terceiro filme. Mas como, se ela já morreu?

Devido à introdução das viagens pelo tempo e o Multiverso no MCU, as coisas ficaram um pouco mais complexas, então é necessário recapitular a situação de Gamora nos filmes anteriores do Universo Cinematográfico da Marvel.

Gamora morreu em Vingadores 3

Morte-de-Gamora-em-Guerra-Infinita Como Gamora está viva em Guardiões da Galáxia 3 se ela morreu em Guerra Infinita?

O enredo de Vingadores: Guerra Infinita (2018) gira em torno de Thanos em busca de todas as Joias do Infinito, que a Marvel havia espalhado em outros filmes na década anterior. A sexta joia, a Joia da Alma, fez sua primeira aparição em Guerra Infinita e é única porque dá ao portador poder sobre os espíritos de todas as criaturas vivas. A pedra só pode ser obtida por quem sacrifica voluntariamente um ente querido, seguindo a regra de “uma alma por outra alma“.

No filme, Thanos leva Gamora ao planeta Vormir, onde está localizada a Joia da Alma. Ele sabe que deve sacrificar alguém que ama para obter a pedra e, após derramar lágrimas, joga Gamora de um penhasco, em um dos momentos mais devastadores do MCU. Apesar de ser sua filha, Thanos a sacrifica para cumprir seu objetivo.

A morte de Gamora é permanente, como revelado em Vingadores: Ultimato (2019), onde o sacrifício pela Joia da Alma é irreversível mesmo com o poder de todas as Joias do Infinito. No entanto, em Guardiões da Galáxia Vol. 3, há uma Variante de Gamora de uma linha do tempo alternativa, graças ao Multiverso e à viagem no tempo.

Em Ultimato, os Vingadores se unem para reverter o Estalo de Thanos, viajando de volta no tempo para coletar as Joias do Infinito. No entanto, como as pedras foram destruídas, os Vingadores tiveram que visitar linhas do tempo alternativas para recuperá-las.

Com isso, Nebulosa e o Máquina de Combate vão até Morag para recuperar a Joia do Poder. No entanto, como Nebulosa é metade máquina e há uma segunda versão dela nessa linha do tempo, sua Variante recebe uma transmissão da Nebulosa original que permite a Thanos saber sobre o plano dos Vingadores. Percebendo que pode perder tudo, o Thanos da linha do tempo alternativa invade a Terra-616, causando uma nova ameaça aos heróis.

Quando Thanos e seu exército, incluindo as Variantes de suas duas filhas, são derrotados na Terra-616, todos que viajaram com o Titã Louco ficam presos naquela linha do tempo dos Vingadores, incluindo a Variante de Gamora.

Portanto, a Gamora no MCU atual vem de uma linha do tempo diferente e não compartilhou nenhuma aventura com os Guardiões da Galáxia, o que explica por que sua relação com Peter é tão diferente no filme que acaba de estrear nos cinemas.

Como Guardiões 3 lida com essa versão de Gamora

Gamora-Guardioes-da-Galaxia-3 Como Gamora está viva em Guardiões da Galáxia 3 se ela morreu em Guerra Infinita?

Logo no início de Guardiões da Galáxia Vol. 3, vemos Peter Quill lutando para lidar com a morte de sua amada. Ele afoga as mágoas na bebida, e a dor de perdê-la o deixa incapaz de liderar a equipe. Apesar das doces lembranças com Gamora, a versão que divide a tela com ele não se lembra do relacionamento porque nunca o viveu.

Explorar a Variante de Gamora em Guardiões da Galáxia Vol. 3 deu ao diretor James Gunn a oportunidade de apresentar a personagem sob uma nova perspectiva. Ao contrário da original que traiu o pai adotivo e encontrou uma nova família com os Guardiões, essa versão não tem uma história compartilhada com eles.

De acordo com uma declaração recente de Zoe Saldaña, ela não tem planos de retornar ao MCU, embora tenha manifestado o desejo de que outra atriz assuma o papel. Guardiões da Galáxia Vol. 3 serve como um adeus definitivo à Gamora original, já que Peter e o público devem aceitar o fato de que ela se foi para sempre.

Apesar disso, Gamora é uma personagem com potencial para mais histórias. Reformular o papel e aprofundar suas experiências com os Saqueadores pode ser um caminho interessante para o MCU explorar no futuro.

Guardiões da Galáxia Vol. 3 já está em exibição nos cinemas e vai chegar em breve ao Disney+.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

1 comentário em “Como Gamora está viva em Guardiões da Galáxia 3 se ela morreu em Guerra Infinita?”

Deixe um comentário