
Ao falar sobre seu novo filme, Hamnet, a diretora Chloé Zhao voltou a comentar sua experiência em Eternos, produção da Marvel lançada em 2021. Em entrevista à Vanity Fair, ela explicou como o trabalho no universo de super-heróis influenciou a forma como encara seu novo projeto, baseado na relação entre William e Agnes Shakespeare.
“Eternos me preparou para Hamnet porque envolve construção de mundo”, disse Zhao. “Antes disso, eu só tinha feito filmes ambientados no mundo real. Também aprendi o que funciona e o que não funciona, o que é realista e o que não é.”
Zhao destacou a diferença entre trabalhar com um orçamento praticamente ilimitado, como foi o caso da produção da Marvel, e um projeto mais contido como Hamnet.
“Eternos tinha tipo… dinheiro e recursos ilimitados. E aqui a gente só pode pagar por uma esquina que vai representar Stratford”, comentou.
“Eternos não tinha muitas limitações, e isso é algo que pode ser perigoso. Porque agora, com só essa esquina em Hamnet, tudo ganha significado.”
Eternos foi lançado em um período complicado para o cinema, ainda em meio às restrições da pandemia, e acabou arrecadando US$ 402 milhões no mundo todo.
O resultado foi abaixo do esperado, e o filme se tornou o recorde do estúdio em avaliação negativa no Rotten Tomatoes. Mesmo assim, a Marvel nunca chegou a confirmar se haverá alguma continuação ou desdobramento direto para os personagens introduzidos ali.
Outra diretora da Marvel também comentou sua experiência

Além de Zhao, Nia DaCosta, que dirigiu As Marvels, também falou recentemente sobre o processo de produção de filmes dentro da Marvel Studios.
Segundo ela, um dos principais problemas foi a ausência de um roteiro sólido desde o início.
“Eles tinham uma data e estavam preparando algumas coisas, e você só precisa se jogar no processo com tudo”, disse DaCosta.
“A maneira como esses filmes são feitos é muito diferente da maneira como eu idealmente faria um filme, então você tem que confiar no processo e torcer para que funcione. Dessa vez, não funcionou, mas é preciso confiar na máquina.”
Ela também comentou sobre a mudança de direção que o projeto sofreu ao longo do tempo.
“Teve um momento em que eu percebi: ‘Ok, esse não vai ser o filme que eu propus nem a primeira versão que eu filmei’”, contou. “Então entendi que isso agora era uma experiência, um aprendizado, e que me fortaleceu como diretora em termos de saber como navegar por esse tipo de situação.”
E os Eternos agora?

Até o momento, não há anúncio oficial sobre Eternos 2.
No entanto, rumores recentes sugerem que a Marvel ainda pretende utilizar os personagens em futuros projetos do MCU, possivelmente após os eventos de Vingadores: Guerras Secretas.
Por enquanto, nada confirmado.