Avatar 2 teria ‘momento Star Wars’, mas cenas foram cortadas

Avatar-O-Caminho-da-Agua-Disney Avatar 2 teria 'momento Star Wars', mas cenas foram cortadas

Há muitas cenas de ação em Avatar: O Caminho da Água, de James Cameron, com boa parte inicialmente nas florestas de Pandora e o restante nos oceanos. No entanto, em relação aos momentos no espaço, o filme de ficção científica traz muito pouco, basicamente quando as naves da Terra descem em direção ao planeta, causando incêndios por toda parte.

Em uma revelação surpreendente, os roteiristas do filme, Rick Jaffa e Amanda Silver, disseram à EW que quase levaram os Na’vi para além dos limites da atmosfera em uma versão inicial do roteiro, algo que certamente provocaria comparações com o Universo Star Wars. Por fim, eles escolheram se concentrar inteiramente nos oceanos de Pandora e continuar os temas gerais da franquia de preservação do meio ambiente e belezas naturais.

Havia uma ideia de uma batalha espacial com os Na’vi“, contou Jaffa. “Essa ideia ganhou muita força e conversamos muito sobre isso. Estávamos quebrando a cabeça, no entanto. Como isso funcionaria com a história que estamos contando? Jim disse: ‘Bem, me dê algumas semanas.’ Ele saiu e escreveu um roteiro inteiro. E, a propósito, um roteiro brilhante. No final das contas, todo o roteiro foi jogado fora porque simplesmente não funcionava com a história que estávamos contando.”

Depois, parte desse material acabou sendo usado em forma de história em quadrinhos com os três volumes de Avatar: The High Ground, escrito por Sherri L. Smith, incluindo uma subtrama para contar detalhes sobre a mãe de Spider e o que ocorreu no intervalo de um ano depois que os humanos retornam a Pandora em Avatar 2.

A sala de roteiristas permaneceu trabalhando por vários meses, e eles costumavam pegar uma ideia como essa e explorá-la por alguns dias para ver se seria viável:

Jaffa: “Alguns deles eram apenas coisas menores, uma ideia menor que nós diminuíamos ainda mais. Pode ser qualquer coisa, desde um ponto da trama até um personagem.”

Silver: “A ideia era ficar seis meses na sala dos roteiristas, e que iríamos dividir ponto pot ponto em três filmes, o que descreveria uma saga maior, mas cada filme seria distinto. Não sabíamos qual filme iríamos escrever. Estávamos investindo em todos eles e em cada ponto de cada filme. Então chegou o Natal [de 2013], Jim nos dizia qual filme tínhamos e nos mandava escrever, e ele trabalhava na escrita de cada um dos roteiros conosco.

Rick disse que adorou a sala dos roteiristas que eles tinham e “era uma sala muito segura. Em outras palavras, você pode jogar fora qualquer ideia. Você poderia debater qualquer ideia. Você poderia expressar sua opinião livremente e não se preocupar em ser esbofeteado ou ser ridicularizado.”

Amanda garantiu que “existem grandes surpresas e expansão de mundos chegando em Avatar 3 que fazem com que pareça muito diferente“, mas preferiu não falar sobre o Povo das Cinzas por causa de possíveis spoilers.

Enquanto isso, Cameron também confirmou que Lo’ak (Britain Dalton) assumirá a função de narrador no terceiro filme, substituindo o pai, Jake Sully, de Sam Worthington, que narrou os dois primeiros filmes. Além disso, Cameron disse que o quarto e o quinto filme terão um narrador diferente.

Avatar: O Caminho da Água acaba de ultrapassar a marca de US$ 1,9 bilhão de bilheteria e segue em cartaz nos cinemas.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Deixe um comentário