James Cameron, diretor de Avatar 2, disse que o empoderamento feminino é melhor explorado em seus filmes do que nos da Marvel e da DC. Esta semana, a aguardada sequência do sucesso de 2009 chegou aos cinemas, intitulada O Caminho da Água, e promete ser um dos maiores lançamentos do ano. Com a continuação da história, seu criador garante que Neytiri, a protagonista feminina do enredo, está ganhando cada vez mais destaque.
O primeiro filme de Avatar não fugiu de personagens mulheres fortes, como a Dra. Grace Augustine, interpretada por Sigourney Weaver, Mo’at, vivida por CCH Pounder, e, evidentemente, a Na’vi central da história, interpretada por Zoe Saldaña. Agora, em uma entrevista à Variety, Cameron afirmou que a representação feminina de sua franquia ultrapassa a de grandes blockbusters como os da Marvel e da DC.
“Todo mundo está sempre falando sobre empoderamento feminino”, ele disse. “Mas o que é uma parte tão importante da vida de uma mulher que nós, como homens, não vivemos? E eu pensei: ‘Bem, se você realmente vai descer fundo no empoderamento feminino, vamos colocar uma guerreira que está grávida de seis meses na batalha’”.
“Isso não acontece em nossa sociedade – provavelmente não acontece há centenas de anos”, ele continuou. “Mas garanto a você, antigamente as mulheres tinham que lutar pela sobrevivência e proteger seus filhos, e não importava se estivessem grávidas. E as mulheres grávidas são mais capazes de serem muito mais atléticas do que a nossa cultura reconhece”.
“Pensei: ‘Vamos eliminar os limites reais’”, Cameron completou. “Para mim, era o último pilar que você não vê. Mulher Maravilha e Capitã Marvel – todas essas outras mulheres incríveis aparecem, mas não são mães e não estão grávidas enquanto lutam contra o mal”.
Zoe Saldanã explica como a maternidade mudou Neytiri
Anteriormente, a atriz que interpreta Neytiri em Avatar explicou a mudança da personagem do primeiro para o segundo filme e destacou a importância de seus filhos.
“Quando você se torna mãe, o pensamento de perder algo que você ama mais do que ama a si mesmo é inimaginável”, a atriz explicou durante a CCXP. “Então esse tipo de medo entrou em Neytiri no universo de Jake, mas essas crianças são poderosas. Elas são simplesmente magníficas, porque são de Neytiri e de Jake. Então nós vamos ver Pandora e seus oceanos através dos olhos deles. E é realmente lindo”.
Avatar: O Caminho da Água já está em cartaz nos cinemas.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus