Star Wars, juntamente com todo o mundo da ficção científica e fantasia, muitas vezes não tem sido um “espaço seguro” para pessoas negras, afirmou Amandla Stenberg, a estrela da futura série O Acólito, prevista para 2024 no Disney+.
Amandla Stenberg recentemente participou do podcast Dagobah Dispatch juntamente com seu colega de elenco de Star Wars: O Acólito, Lee Jung-jae, e a criadora Leslye Headland, e discutiu, em parte, a complexidade das questões raciais dentro da franquia.
Embora Amandla Stenberg não pudesse revelar muitos detalhes da trama da série, ela compartilhou seus pensamentos sobre o gênero, dizendo:
“Quando se trata do mundo da fantasia e da ficção científica em geral, nem sempre tem sido um espaço seguro para pessoas negras… E é um mundo que eu sempre amei profundamente e no qual estive investida. Então, fazer parte, de qualquer forma, da onda que está promovendo inclusão e segurança para os nerds negros, é um sonho realizado para mim.”
As estrelas John Boyega, Moses Ingram e Kelly Marie Tran receberam diferentes níveis de assédio de fãs, e é interessante observar que os dois protagonistas de Star Wars: O Acólito são negros. Antes da trilogia sequencial da Disney (estrelada por John Boyega), o único personagem negro significativo era Lando Calrissian (Billy Dee Williams), que foi introduzido como um potencial substituto de Han Solo e em grande parte deixado de lado quando Harrison Ford foi convencido a retornar.
Portanto, Amandla Stenberg tem motivos para comemorar a onda de inclusão em Star Wars, e os fãs torcem para ela não enfrente a mesma campanha negativa que seus antecessores tiveram que suportar.
Embora os detalhes da trama de Star Wars: O Acólito ainda estejam sendo mantidos em sigilo, foi revelado que os eventos acontecem durante a era da Alta República, aproximadamente um século antes dos eventos de A Ameaça Fantasma (1999). Lee Jung-jae e Amandla Stenberg interpretam um Mestre Jedi e sua ex-Padawan investigando crimes durante o auge do poder da República.
O Acólito vai estrear no Disney+ em algum momento de 2024 e também conta com Dafne Keen, Manny Jacinto e Carrie-Anne Moss no elenco.