No final do mês de maio, uma série da Marvel Television foi inesperadamente removida do Disney+ junto com outras dezenas de títulos, e o assunto ainda é tema das tensões atuais em Hollywood. Para começar, o sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos iniciou uma greve em maio, resultando na interrupção da criação de novos roteiros e revisões para projetos distribuídos pelos estúdios. Como resultado, a produção de grandes projetos como Thunderbolts, Blade e Daredevil: Born Again foi afetada negativamente.
A situação piorou quando o SAG-AFTRA, o sindicato que representa um número significativo de atores de cinema e TV, não conseguiu chegar a um acordo com os estúdios. Como resultado, uma segunda greve foi lançada esta semana, interrompendo imediatamente as produções de filmes como Deadpool 3.
Atrizes de Fugitivos se manifestam
De acordo com o The Hollywood Reporter, Ariela Barer, conhecida por interpretar Gert Yorkes em Fugitivos, e Clarissa Thibeaux, que deu vida a Xavin em 13 episódios da série, expressaram críticas à Disney por sua postura recente em relação às demandas feitas por atores e roteiristas, o que levou às greves em curso.
Ariela questionou a consideração dos estúdios por seu próprio talento, destacando a remoção abrupta das três temporadas de sua série da Marvel, Fugitivos, do Disney+, “sem nenhum aviso”.
Essa manifestação vem logo depois da declaração do CEO da Disney, Bob Iger, de que as demandas dos atores e roteiristas “simplesmente não eram realistas”, uma posição que entra em conflito com a forte discordância expressa por aqueles que participam das greves.
As principais demandas tanto dos grevistas incluem uma distribuição mais justa de lucros, melhores condições de trabalho, maiores valores de royalties para os profissionais criativos, proteção contra trabalho gerado por Inteligência Artificial e muito mais.
A situação se tornou especialmente controversa quando uma das propostas dos estúdios ofereceu aos atores de apoio um mero valor de US$ 200 pelo uso de sua imagem indefinidamente, sem compensação adicional, uma proposta que gerou críticas significativas.
A dupla de Fugitivos enfatizou ainda mais o quanto é desanimador sentir que seu trabalho não é valorizado e que estão simplesmente pedindo respeito por seu trabalho:
“Não é bom ler esses comentários, não é bom ler que seu trabalho não é apreciado… Acho que o que estávamos pedindo é extremamente realista e incrivelmente importante. Estamos pedindo respeito básico pelo nosso trabalho.”
Por que Fugitivos foi removida do Disney+?
Os estúdios recentemente adotaram a prática de remover séries de plataformas de streaming como medida de economia. Essa tendência naturalmente causou indignação entre membros dos elencos, produção e fãs. Essa medida permite que os estúdios evitem pagar royalties aos criativos responsáveis pelo projeto.
As atrizes de Fugitivos não são as únicos a se manifestarem durante a greve. Cody Ziglar, roteirista de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, criticou abertamente a Disney pelo valor irrisório dos royalties que recebeu por um episódio que escreveu, totalizando US$ 396.
Os fãs esperam que os sindicatos e estúdios possam retomar as negociações em breve, levando a uma resolução e permitindo que tudo volte ao normal.
Depois que saiu do Disney+, a série Fugitivos não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Muita lacração cheirosa