Antes do lançamento do quinto episódio de Ahsoka, sabíamos que a série estava prestes a entregar momentos que mudariam o jogo. Para começar, o showrunner Dave Filoni estava no comando e, com a ação se deslocando para o Mundo Entre Mundos, você não precisava ser um especialista em Star Wars para saber que um episódio carregado de mitologia estava a caminho.
Meses antes de Ahsoka estrear no Disney+, já havia rumores de que a série poderia estar se preparando para introduzir o Multiverso desta Galáxia. Essas alegações começaram a circular novamente na semana passada, mas depois de assistir ao episódio, está claro que elas estavam completamente erradas, se não totalmente falsas.
É possível que a ideia fosse nos levar a realidades alternativas e dar um novo giro a momentos icônicos. No entanto, se algo disso foi filmado, só podemos concluir que Filoni e a Lucasfilm refilmaram completamente “Guerriro das Sombras”, o que parece altamente improvável.
Alegações de que Savannah Steyn (House of the Dragon) tinha sido escalada como a jovem Ahsoka Tano foram rapidamente provadas como falsas, pois agora sabemos que o papel foi para a estrela de Barbie e Vingadores: Guerra Infinita, Ariana Greenblatt. Um olhar otimista é que pode ter sido uma confusão com a identidade da atriz escolhida.
Nada de Mustafar até agora
E quanto à cena amplamente discutida de Mustafar? Ouviu-se dizer que a ideia era recriar a batalha final entre Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi, com a jovem Ahsoka ocupando o lugar do Mestre Jedi. O corpo morto de Kenobi, por outro lado, estava próximo enquanto essa luta ocorria.
Não vimos nada parecido com isso no episódio mais recente, mas é possível que um insider tenha visto a luta entre Anakin e Ahsoka sendo filmada (com seu sabre de luz vermelho) e apenas presumiu que fosse Mustafar, deixando os informantes preencherem incorretamente algumas das lacunas.
Também faltava uma suposta recriação da luta de Ahsoka com Darth Vader em Star Wars Rebels e cenas mostrando a heroína matando Thrawn em uma sequência que brevemente exibia várias linhas do tempo alternativas dentro do Mundo Entre Mundos.
Tudo isso poderia ter sido divertido de assistir, mas a única sequência que acreditamos que provavelmente foi incluída é a de Mustafar. Depois que Anakin visitou a memória de Ahsoka do Cerco de Mandalore, faz sentido que o ressurgimento de sua persona de Darth Vader a transportasse para Mustafar para enfrentar seu antigo Mestre.
É difícil dizer com certeza, mas se essas cenas de fato foram filmadas, só podemos esperar que um dia elas vejam a luz do dia. Os fãs de Star Wars têm fé na visão de Filoni, então, seja qual for a decisão que ele tomou com este quinto episódio, sem dúvida foi para o melhor.
Restam três episisódios de Ahsoka e eles serão lançados nas noites das próximas terças-feiras, às 22:00.