Com apenas dois filmes lançados até agora, Avatar é uma das franquias de maior sucesso crítico e financeiro da história do cinema, arrecadando mais de US$ 5,2 bilhões mundialmente. Antes mesmo de O Caminho da Água, a Disney e a 20th Century Studios planejaram fazer mais três sequências, com Avatar 3 estreando em 2024, Avatar 4 sendo lançado em 2026 e o quinto filme programado para 2028.
Embora o enredo oficial de Avatar 3 ainda não tenha sido divulgado, parece que a Disney já está trabalhando nos detalhes do quarto filme, incluindo a escalação de ninguém menos que Arnold Schwarzenegger.
De acordo com o Giant Freakin Robot, o ex-governador da Califórnia está definido para interpretar um Na’vi no filme, embora não tenham dito se será na condição de vilão ou herói. Se isso for verdade, esta será a primeira vez que Schwarzenegger se reunirá com o diretor James Cameron desde True Lies em 1994.
A Disney não confirmou este rumor, mas adicionar uma estrela no nível de Schwarzenegger aos Na’vi seria um movimento interessante e certamente algo que intrigaria os fãs da história de Pandora.
O Giant Freakin Robot é um portal conhecido por lançar um rumor atrás do outro e que muitas vezes não se concretizam, motivo pelo qual isso deve ser tratado como um boato. Contudo, eles também costumam acertar alguns furos, como recentemente quando foram os primeiros a afirmar que Barry Keoghan será um Imperador Romano em Gladiador 2, algo que acabou se confirmando dias depois.
Arnold Schwarzenegger se tornou um dos nomes mais conhecidos de Hollywood nas últimas décadas. O ator é mais lembrado por seu papel na franquia O Exterminador do Futuro. Ele estreou como vilão da franquia em O Exterminador do Futuro (1984), mas se tornou o herói inesperado nos dois filmes seguintes, Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1994) e O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003), além de continuar desempenhando o papel nas demais sequências.
Outros filmes notáveis de Schwarzenegger incluem O Predador (1987), O Vingador do Futuro (1990), True Lies (1994), Um Herói de Brinquedo (1996) e Um Tira no Jardim de Infância (1990).