Arcadian: Pateta inspirou monstros do terror com Nicolas Cage

Arcadian-Pateta Arcadian: Pateta inspirou monstros do terror com Nicolas Cage

Nicolas Cage é a estrela do novo thriller de torror pós-apocalíptico Arcadian, e o diretor Ben Brewer agora revelou a surpreendente inspiração para as criaturas noturnas que atormentam os protagonistas do filme.

Cage interpreta Paul, que, juntamente com seus filhos Thomas (Maxwell Jenkins) e Joseph (Jaeden Martell), sobrevive em um mundo distópico onde monstros misteriosos surgem à noite para abater o pouco da população que resta.

Paul tem regras estritas, mas quando Thomas combina de encontrar uma garota na floresta próxima e não retorna antes do pôr do sol, ele deixa a fazenda aberta para ataque.

Não sabemos exatamente o que essas criaturas são (Brewer oferece uma explicação vaga abaixo), mas Paul teoriza que elas “vieram após a poluição causada pelas pessoas, e estão aqui para purificar o planeta da raça humana; assim, todos nós nos tornaremos extintos.

A inesperada origem das criaturas

Os monstros são brevemente mostrados no trailer, mas Brewer compartilhou algumas artes conceituais após revelar que o design das criaturas foi parcialmente baseado no adorável personagem da Disney, Pateta.

Desde o início, eu tinha essa ideia de olhos noturnos grandes e dentes espaçados enormes“, ele disse ao IGN. “Dentes muito grandes para a boca da criatura. Pateta, o personagem da Disney, foi uma grande inspiração.

O cineasta continou explicando que ele queria que as bestas sem nome fossem aterrorizantes, mas não sem alguma personalidade.

É aí que entra a coisa do Pateta, porque naquele filme, aquela sequência de sonho ou mesmo como o Pé Grande é retratado [em um filme do Pateta], é aterrorizante. É muita personalidade. Nós demos às nossas criaturas muita personalidade porque seria assustador para as pessoas.”

Quanto à origem das criaturas, Brewer sugere que elas são algum tipo de novo organismo que evoluiu de várias espécies para formar uma relação simbiótica a fim de sobreviver.

A combinação de organismos se torna um símbolo para o que pode sobreviver na Terra. Se este show de horrores com todos esses atributos estranhos é a espécie mais competitiva agora, então o que isso diz sobre nosso papel como a espécie que cuida do planeta?

Recepção da crítica e do público

Arcadian tem recebido avaliações positivas, mas os críticos parecem estar mais impressionados do que os espectadores, já que o filme atualmente tem 83% da crítica especializada no Rotten Tomatoes com uma pontuação da audiência de apenas 55%.

Confira abaixo as artes conceituais das criaturas junto com o trailer.

Arcadian-Arte-conceitual Arcadian: Pateta inspirou monstros do terror com Nicolas Cage

Sinopse de Arcadian

No futuro próximo, em uma Terra devastada, Paul e seus filhos gêmeos encontram tranquilidade durante o dia, mas terror à noite, quando criaturas ferozes despertam e consomem todas as almas vivas em seu caminho. Quando Paul está quase sendo morto, os meninos elaboram um plano desesperado de sobrevivência, usando tudo o que o pai ensinou para mantê-lo vivo.

Arcadian estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 12 de abril de 2024. A data de lançamento no Brasil ainda não foi divulgada.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário