Segundo as pessoas que convivem com Kevin Feige, o presidente da Marvel é uma pessoa bastante tranquila, sempre aberto à colaboração e a ouvir novas ideias. Mas como chefe de um dos maiores estúdios do mundo, ele obviamente precisa ser firme em algumas situações.
Em um trecho do novo livro MCU: The Reign of Marvel Studios, é dito que, de todos os atores, diretores e produtores que passaram pelo Universo Cinematográfico da Marvel ao longo dos anos, existem apenas duas pessoas com as quais Feige se recusa a trabalhar novamente, não importa as circunstâncias.
Um ator e um diretor
“Se os Inumanos pudessem ser reabilitados, aparentemente todos na história do MCU estariam na lista de elenco de Feige — exceto Edward Norton, o primeiro Bruce Banner da franquia, e Joss Whedon, cujos personagens de Agents of S.H.I.E.L.D. permaneceram em limbo.”
Edward Norton foi substituído por Mark Ruffalo como Bruce Banner em Os Vingadores, supostamente após se tornar muito difícil e pouco disposto durante a produção de O Incrível Hulk, e Feige não amenizou sua declaração oficial na época.
“Tomamos a decisão de não trazer Ed Norton de volta para interpretar o papel de Bruce Banner em Os Vingadores,” disse Feige. “Nossa decisão definitivamente não se baseia em fatores monetários, mas sim na necessidade de um ator que incorpore a criatividade e o espírito colaborativo dos outros talentosos membros do elenco. Os Vingadores exigem atores que prosperem trabalhando como parte de um conjunto, como evidenciado por Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Chris Evans, Sam Jackson, Scarlett Johansson, e todo o nosso elenco talentoso.”
Quanto a Whedon, a relutância de Kevin Feige em trazer de volta o cineasta decorre das várias alegações de comportamento não profissional e abusivo, além de suas experiências de trabalho juntos em Agentes da S.H.I.E.L.D..
Houve rumores de que os dois entraram em conflito sobre a direção que Joss Whedon queria levar a série, e o livro sugere que Feige não estava muito contente com os planos do cineasta para o programa porque contradiziam os eventos de Capitão América: O Soldado Invernal.
No prefácio de outro novo livro focado no MCU, The Marvel Cinematic Universe – An Official Timeline, Feige basicamente confirmou que Agentes da S.H.I.E.L.D. e os outras séries da Marvel cancelados são canônicos, mas acontecem em uma linha do tempo diferente no Multiverso.
“A cronologia apresentada neste livro é específica para a Linha Sagrada do MCU até a Fase 4. Mas, à medida que avançamos e nos aprofundamos na Saga do Multiverso, nunca se sabe quando as linhas do tempo podem simplesmente colidir ou convergir (dica/alerta de spoiler).”