Anakin ou Palpatine: Quem é o responsável pela morte de Padmé?

Anakin-e-Padme-A-Vinganca-dos-Sith Anakin ou Palpatine: Quem é o responsável pela morte de Padmé?

A morte de Padmé Amidala (Natalie Portman) no final de A Vingança dos Sith continua sendo um dos aspectos mais intrigantes de toda a trilogia prequela de Star Wars, confundindo até mesmo o droide médico que a vê morrer na mesa de operações.

Após a aparente morte de Anakin Skywalker (Hayden Christensen) em Mustafar, Padmé dá à luz gêmeos, Luke e Leia Skywalker, e morre logo após o parto. Sua morte confunde praticamente todos na sala de cirurgia, com um droide dizendo a Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor):

Clinicamente, ela está bem. Mas por razões inexplicáveis, nós a estamos perdendo. Não sabemos por quê. Ela perdeu a vontade de viver. Temos que operar rápido para salvar os bebês.”

Esta é toda a explicação dada para a morte de Padmé em A Vingança dos Sith, embora isso tenha sido ampliado no livro “The Star Wars Archives. 1995-2005” de Paul Duncan, onde o próprio George Lucas explicou que foi a queda de Anakin para o Lado Negro que matou Padmé.

A coisa que parte o coração de Padmé no final é que Anakin diz a ela: ‘Venha se juntar a mim. Eu posso governar a galáxia e você pode fazer isso comigo’“, explica o cineasta no livro. “Então, a ideia de salvá-la se torna uma questão secundária.”

George Lucas continua dizendo que é nesse momento que Padmé percebe que o homem por quem se apaixonou realmente se foi, e essa perda é o que parte seu coração e a faz desistir de viver.

A teoria de que Padmé foi morta por Palpatine

Padme-na-mesa-de-cirurgia Anakin ou Palpatine: Quem é o responsável pela morte de Padmé?

Os comentários de George Lucas em “The Star Wars Archives. 1995-2005” ajudam a dar um contexto melhor para a morte de Padmé Amidala, explicando que a verdadeira razão pela qual ela morreu foi de fato um coração partido.

Ironicamente, esta é a explicação que o Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) dá nos momentos finais de A Vingança dos Sith, quando ele diz a Anakin (agora Darth Vader): “Parece que, com sua raiva, você a matou“.

Apesar de o vilão Sith estar correto, é provável que isso seja apenas uma tática de manipulação de Palpatine e uma referência ao fato de que Anakin estrangula Padmé com a Força em Mustafar. Palpatine, ele próprio, é na verdade o centro de uma teoria popular dos fãs sobre a morte de Padmé, já que alguns fãs continuam defendendo que ele secretamente drenou a força vital de Padmé para corromper completamente Anakin e torná-lo seu aprendiz Sith.

Essa teoria explicaria como Palpatine sabia da morte de Padmé mesmo estando a várias anos-luz de distância na época, e o estabeleceria ainda mais como um mestre enganador e estrategista. Apesar dos bons argumentos dessa teoria dos fãs, precisamos aceitar a explicação do próprio George Lucas para a morte trágica de Padmé.

A Vingança dos Sith e todos os outros filmes de Star Wars estão no Disney+.

Atualizado em 09/09/2023

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário