Há exatamente um ano, o perfil oficial do ALF, o ETeimoso interagiu com o diretor de Guardiões da Galáxia Vol. 3, James Gunn, no Twitter, levando a especulações sobre uma possível aparição do amado alienígena no terceiro filme da Marvel Studios para a franquia. ALF negou os rumores, mas agora que o filme estreou, vem a pergunta: Ele mentiu? [Aviso] Este artigo apresenta pequenos spoilers de Guardiões 3.
Tudo começou quando um fã percebeu algumas conversas frequentes no Twitter, dizendo:
“Tem havido muitas brincadeiras entre @ALFforreal e @JamesGunn nas últimas semanas… Eu espero que seja um sinal de uma participação especial em Guardiões da Galáxia Vol. 3 de uma certa forma de vida alienígena. Cara, eu ficaria feliz com apenas uma menção a Melmac“, escreveu o usuário Brian Todd referindo-se ao planeta natal de ALF.
Para quem não sabe, ALF é o amado personagem da série de mesmo nome extremamente popular nos anos 80, que no Brasil foi exibida pela Rede Globo, Bandeirantes e SBT. Ele é um extraterrestre do planeta Melmac, que veio para a Terra e vive com uma família humana. O personagem ficou famoso por seu senso de humor ácido, suas trapalhadas e vontade incessante de comer gatos.
ALF então mencionou esse post e negou os rumores, publicando na rede social:
“Duas celebridades não podem ser melhores amigas sem que seja uma promoção?”, marcando os perfis de James Gunn e da Marvel. E complementou: “Não há necessidade de alimentar especulações desenfreadas!“
O cineasta respondeu com humor a mensagem de ALF, concordando com ele e explicando que, embora tivessem suas diferenças, a amizade entre os dois era genuína. Gunn escreveu em um tweet já deletado:
“Como as pessoas podem duvidar da sinceridade de nossa amizade, @ALFforreal? Se podemos nos dar bem, apesar de nossas diferenças (um de nós ama gatos, um de nós ama comer gatos, um de nós é real, um de nós é fictício), então os outros deveriam ser capazes de deixar de lado suas diferenças e fazer o mesmo”.
ALF e James Gunn falaram a verdade?
Bem, parece que ALF e Gunn não foram tão sinceros. No filme Guardiões da Galáxia Vol. 3, ALF aparece não apenas uma, mas duas vezes, embora não seja como um personagem de carne e osso, e sim em imagens e adesivos guardados por Peter Quill (Chris Pratt).
Peter nasceu em 1980 no Missouri e foi levado ao espaço por Yondu, a pedido de Ego, em 1988. Isso significa que todas as referências culturais dele vêm desse período de oito anos. O personagem, agora na casa dos 40 anos, tem várias lembranças físicas de algumas das marcas de sua infância.
Naquele dia fatídico, ele estava com sua mochila, a mesma pela qual Gamora passa quando é deixada sozinha com Rocket na nave dos Guardiões na Contra-Terra do Alto Evolucionário.
Além da polaroid de sua família, vemos alguns adesivos e figurinhas de ALF, e o exterior da mochila é decorado com fantasmas do Pac-Man. No segundo filme, Vol. 2, Peter Quill se transforma em um Pac-Man cósmico gigante em seu confronto final contra Ego, e alguns desses adesivos de ALF também estão colados no painel de controle de sua nave.
Muitas das referências de Quill também remontam aos anos 80. No Vol. 3, Ele chama o Alto Evolucionário de uma mistura de Robocop com Esqueleto, o vilão com cara de caveira dos desenhos do He-Man. Um boneco do Panthro, dos Thundercats, também é visto.
Há ainda uma alusão a outra franquia icônica de filmes que Peter Quill deve ter assistido quando era mais jovem. A certa altura, Drax diz: “Tenho um mau pressentimento sobre isso“, que é uma referência a uma frase dita repetidas vezes nos filmes de Star Wars.
Guardiões da Galáxia Vol. 3 será lançado em breve no Disney+. Antes disso, o filme pode ser conferido nos cinemas de todo o Brasil.