Al Pacino ganhou o Oscar pelo filme errado, segundo Johnny Depp

Johnny-Depp-Al-Pacino Al Pacino ganhou o Oscar pelo filme errado, segundo Johnny Depp

A maioria dos vencedores do Oscar leva para casa a cobiçada estatueta dourada como resultado de uma conquista cinematográfica marcante. Às vezes, no entanto, ganhar um Oscar é uma vitória há muito esperada, servindo como um símbolo de reconhecimento ao longo da carreira.

Não há talvez melhor exemplo dessa situação do que Al Pacino ganhando um Oscar por Perfume de Mulher (1992), que na visão de muitos não atinge o patamar elevado de O Poderoso Chefão (1972) e sua sequência, ou Um Dia de Cão (1975), ou até mesmo Scarface (1983).

Para Johnny Depp, Perfume de Mulher não se compara a outro filme de Al Pacino dos anos 90 em que os dois atores estrelaram juntos: Donnie Brasco, drama criminal de 1997.

Quando fiz Donnie Brasco, eu pensei que Pacino estava muito bom ou melhor do que nunca“, disse Depp ao Movieline em 2001. “Fiquei impressionado com sua atuação, suas sutilezas e seu trabalho em geral. E ele não recebeu uma indicação ao Oscar. Eu simplesmente não conseguia imaginar.

O ator continuou a elogiar a atuação de Pacino como o gângster endividado Lefty Ruggiero. “Eu não quero diminuir Perfume de Mulher, mas vou dizer que seu trabalho não estava no nível de Donnie Brasco“.

Johnny Depp sempre foi cauteloso em relação ao Oscar

Johnny-Depp-de-chapeu-e-oculos Al Pacino ganhou o Oscar pelo filme errado, segundo Johnny Depp

Já em 2001, Johnny Depp tinha visões cautelosas em relação à Academia. “Eu não acho que sou um favorito particular aos olhos da Academia“, disse Depp na mesma entrevista do Movieline.

Acho que há garantias para conseguir indicações“, continuou ele. “Você tem que pegar o cartão da Hallmark mais trágico, adaptá-lo para o roteiro, chorar copiosamente o tempo todo, fazer um monte de reviravoltas clichês e pronto, você está dentro.

Depp também discordou da janela estreita em que um filme é considerado digno do Oscar.

As pessoas disseram que Al Pacino não foi indicado porque Donnie Brasco saiu em março. Como se essas pessoas só tivessem uma capacidade de atenção de um mês ou algo assim?

A mentalidade estereotipada em torno do Oscar e todo o processo parecem ter deixado um gosto amargo na boca de Depp. “Essa coisa toda de prêmio é muito estranha, muito estranha“, ele resumiu.

As opiniões de Depp sobre o Oscar não parecem ter mudado muito ao longo do tempo, mesmo depois de conseguir três indicações ao Oscar.

Eu não quero ganhar uma daquelas coisas nunca, sabe“, ele disse à BBC em 2015 enquanto divulgava Aliança do Crime. “Eu não quero ter que falar. Eles me deram uma daquelas coisas, tipo uma indicação, duas ou três vezes. Uma indicação é suficiente.”

A ideia de ganhar significa que você está competindo com alguém e eu não estou competindo com ninguém“, continuou ele. “Eu apenas sigo minha intuição e faço o que quero fazer.”

O filme Donnie Brasco, citado por Johny Depp, está disponível no HBO Max.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário