De todas as perguntas que Ahsoka deixou sem resposta (e foram muitas), uma se destaca sobre toda a franquia. Qual é a missão de Baylan Skoll? Ele viajou para Peridea sob o pretexto de ajudar Morgan Elsbeth e o Grande Almirante Thrawn, mas quando chegou lá, deixou Shin Hati para perseguir seu próprio objetivo de criar “um novo começo” ao encontrar algo que chamava por ele.
O que seria esse novo começo? Inúmeras teorias dos fãs levantaram todos os tipos de ideias estranhas e detalhes profundos da cânone de Star Wars, mas é possível que o plano de Baylan Skoll seja bem direto: destruir a Força completamente. Como isso seria possível?
Talvez Baylan queira mudar o passado
Um usuário do Reddit sugere que Baylan não está procurando pela malígna Abeloth ou qualquer outra entidade do Universo Expandido. Em vez disso, ele está procurando pelo Mundo Entre Mundos, o reino fora do tempo e do espaço mostrado na animação Rebels e em live-action no Episódio 5 de Ahsoka. Dessa forma, ele poderia encontrar uma maneira de manipular o passado e erradicar as próprias origens da Força.
A evidência é que nossa última visão de Baylan é dele sobre a mão estendida do Pai, o deus de Mortis de The Clone Wars. Quando vimos o Mundo Entre Mundos naquela série, ele foi acessado com a ajuda de um mural do Pai. Por que não acessá-lo novamente através de outra representação dele?
Os deuses de Mortis são representações metafísicas da Força. A Filha representa o lado Luz, o Filho o lado Sombrio e o Pai o equilíbrio entre eles. Embora todos tenham sido destruídos em The Clone Wars, seus espíritos vivem através de Ahsoka, que foi salva pela Filha, e Anakin, que foi profetizado para equilibrar a Força. Sua influência crucial sobre a própria essência da Força persiste em sua ausência.
Enquanto isso, o Mundo Entre Mundos tem o poder de mudar o passado. Em The Clone Wars, Ezra usou-o para puxar Ahsoka de uma luta mortal com Darth Vader. Baylan poderia usar o Mundo Entre Mundos para alcançar os deuses de Mortis no passado distante e destruí-los bem antes de os conhecermos em The Clone Wars, e bem antes de Ahsoka e Anakin assumirem seus papéis, silenciando a Força para sempre.
Uma teoria ousada para uma série ousada
A mecânica mística do processo é vaga, mas a única motivação que Baylan expressou durante Ahsoka foi o desejo de encerrar a divisão Jedi/Sith, que tem a galáxia presa em um ciclo interminável de conflitos. Ele está tão determinado em sua missão que até mesmo abandonou sua aprendiz. Destruir a Força em sua fonte realizaria seu objetivo.
Eliminar completamente a Força é um objetivo ousado, mas Ahsoka é uma série ousada. Dave Filoni nos levou para outra galáxia, trouxe vários personagens animados para o mundo do live-action e até nos deu o retorno de Anakin Skywalker após a morte. Por que não incluir um vilão que procura abalar os próprios fundamentos da galáxia de Star Wars, ainda que ele falhe em sua missão?
A primeira temporada completa de Ahsoka está no Disney+.
Duvido muito, mas seria legal msm e obviamente ele não ia conseguir pq senão mata Star wars