A versão de ‘A Pequena Sereia’ no Disney+ só tem um problema

A-Pequena-Sereia-no-Disney-Plus A versão de 'A Pequena Sereia' no Disney+ só tem um problema

Essa semana, o remake em live-action A Pequena Sereia (2023) estreou no Disney+, trazendo ao público uma versão renovada e cativante do clássico animado que encantou gerações. Com um elenco estelar, o filme mostra Halle Bailey dando vida à Ariel, Melissa McCarthy no papel da icônica vilã Úrsula, Jonah Hauer-King como Príncipe Eric e Javier Bardem no papel majestoso do Rei Tritão.

A narrativa, assim como o clássico animado de 1989, nos leva ao mundo submerso de Ariel, uma sereia curiosa que anseia conhecer a vida humana em terra firme. E ao contrário dos desejos de seu pai, ela embarca em uma aventura repleta de desafios, magia e, claro, o encanto do amor verdadeiro.

Com a mesma essência, a nova versão apresenta detalhes, sons e efeitos visuais dignos da tecnologia de hoje, com qualidade 4K UHD, HDR10, Dolby Vision, Dolby Atmos, além de legendas, dublagem, Closed Caption e Audiodescrição em português do Brasil.

A mancada da Disney com A Pequena Sereia

A-Pequena-Sereia-Disney A versão de 'A Pequena Sereia' no Disney+ só tem um problema

No entanto, há uma “pedra no sapato” para muitos entusiastas do mundo cinematográfico. A tão aguardada versão IMAX Enhanced do filme não está disponível no Disney+. E essa ausência é mais do que notável.

Para quem ainda não está familiarizado, o IMAX Enhanced é uma das inovações mais interessantes que a Disney trouxe para o mundo do streaming no final de 2021, que combina os melhores aspectos do formato IMAX tradicional – incluindo uma proporção de tela mais ampla e uma qualidade de imagem superior – para proporcionar uma experiência mais imersiva. Simplificando, essa versão elimina as barras pretas nas extremidades da tela, especialmente notáveis em telas maiores.

Essa omissão foi, sem dúvida, uma surpresa, considerando que a Disney fez uma forte divulgação da versão IMAX do filme durante sua estreia nos cinemas. Inclusive, um trailer especial foi lançado especificamente para promover essa experiência.

O recurso IMAX Enhanced já está disponível em várias produções no Disney+, principalmente nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. Além desses, apenas Lightyear, da Pixar, e Avatar: O Caminho da Água, da 20th Century Studios, oferecem essa experiência superior aos espectadores. Então, por que o lançamento tão esperado de A Pequena Sereia foi privado desse formato?

Dada a popularidade e antecipação em torno do lançamento de A Pequena Sereia, é difícil entender a razão por trás dessa decisão. Os fãs certamente esperavam que a Disney oferecesse a melhor experiência possível, especialmente considerando as inovações recentes no mundo do streaming.

Talvez no futuro, a Disney considere incluir esta versão para seus assinantes. Por enquanto, resta aos fãs apreciar o filme em sua forma atual, enquanto torcem para a chegada da versão IMAX Enhanced.

Filmes com IMAX Enhanced no Disney+

image-36 A versão de 'A Pequena Sereia' no Disney+ só tem um problema

Atualmente o Disney+ apresenta 21 filmes em formato IMAX Enhanced, incluindo grandes sucessos do MCU. Cabe destacar que nem todos os filmes são inteiramente produzidos na proporção IMAX, mas mesmo as sequências que são, oferecem uma visão completamente diferente, intensificando a experiência do público. Confira a lista completa a seguir.

Capitã Marvel (2019)
Avatar: O Caminho da Água (2022)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
Doutor Estranho (2016)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Eternos (2021)
Guardiões da Galáxia (2014)
Guardiões da Galáxia Vol.2 (2017)
Guardiões da Galáxia Vol.3 (2023)
Homem de Ferro (2008)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Lightyear (2022)
Pantera Negra (2018)
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)
Thor: Amor e Trovão (2022)
Thor: Ragnarok (2017)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Vingadores: Ultimato (2019)
Viúva Negra (2021)

A Pequena Sereia (2023) já está disponível no Disney+.

Atualizado em 07/09/2023

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

9 comentários em “A versão de ‘A Pequena Sereia’ no Disney+ só tem um problema”

    • Não pude ver o filme no cinema na época do lançamento, acabei vendo ontem. Fiquei o filme inteiro tentando entender o que mudaria se a Ariel fosse interpretada por uma pessoa branca e a resposta é: ABSOLUTAMENTE NADA. Se pra vc a cor de uma pessoa faz tanta diferença é preciso rever seus conceitos, claro se vc pelo menos tenta ser uma pessoa decente.

      Responder
  1. “Só tem 1 problema” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Responder
  2. As crianças não precisam de migalhas. Deveriam criar mais e mais princesas negras, pardas, albinas (que nem tem) e entre outros. Pq a mesma quantidade de negras que tem, tem de ruivas. Foi injusto com as crianças ruivas, que se sentiam representadas, foi apenas excesso de militância. Eu sou parda e prefiro quando criam mais princesas, do que pegar uma e mudar.

    Responder

Deixe um comentário