Já estão disponíveis tanto no Disney+ quanto no Star+ os dois primeiros episódios da nova minissérie A Small Light: “Piloto” e “Bem-vindos à Suíça”. Os seis capítulos restantes serão lançados semanalmente nas duas plataformas. A produção da National Geographic conta a história de uma personagem crucial, porém pouco conhecida, da vida de Anne Frank, que registrou em seu diário mundialmente famoso a rotina que viveu com sua família e outros quatro judeus em um esconderijo que ficava nos fundos do prédio da empresa de seu pai em Amsterdã.
• A Small Light: Série sobre protetora de Anne Frank tem 100% de aprovação
Essa pessoa é Hermine “Miep” Gies, uma secretária e contadora austríaca com cidadania holandesa, que começou a trabalhar em 1933 com Otto Frank, pai de Anne e comerciante judeu que havia se mudado da Alemanha para a Holanda para escapar da perseguição nazista. A empresa de Otto fabricava e distribuía ingredientes para compotas e parte do trabalho de Miep Gies era responder às perguntas dos clientes sobre o produto, o que ajudava as pessoas a fazer geleia.
Por que a série se chama A Small Light?
O título A Small Light (Uma Pequena Luz, em tradução livre) é muito significativo e vem de algo que Miep Gies disse no final de sua vida:
“Não gosto de ser chamada de heroína porque ninguém deveria pensar que você precisa ser especial para ajudar os outros. Mesmo uma secretária comum, uma dona de casa ou uma adolescente podem acender uma pequena luz em um quarto escuro.”
Sinopse de A Small Light
Baseado em uma história real, A Small Light conta a história de Miep Gies, uma jovem secretária que escondeu Otto Frank e sua família dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Por quase dois anos, Miep e seu marido, Jan, protegeram os Franks e outras famílias enquanto ela continuava trabalhando, mantinha seu casamento e assumia mais responsabilidades do que qualquer um poderia imaginar.
Enquanto milhões de pessoas conhecem a história do diário de Anne Frank e dos dias que sua família passou no anexo secreto, A Small Light apresenta a história menos conhecida de como uma secretária demonstrou uma coragem extraordinária durante um dos períodos mais sombrios da história.
O diário de Anne Frank
Miep criou um forte vínculo com a família Frank e foi fundamental para eles durante os dois anos em que ficaram escondidos no anexo secreto. Ela cuidou do diário e das cartas de Anne Frank após a prisão da família e manteve os papéis em segurança até a libertação de Otto do campo de concentração de Auschwitz em junho de 1945.
Miep tinha a esperança de devolver pessoalmente o diário a Anne, mas recebeu a notícia sobre a morte da filha mais nova da família e acabou entregando-o ao pai dela, que organizou os papéis e publicou a compilação pela primeira vez em 1947, que vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo.
As últimas anotações do diário param três dias antes de o esconderijo ser descoberto. Em 4 de agosto de 1944, os moradores foram levados para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Infelizmente, Anne, com 15 anos, e sua irmã Margot morreram de tifo no campo de Bergen-Belsen, na Alemanha, em 1945. Somente Otto Frank, pai de Anne, sobreviveu.
A morte de Miep Gies
Hermine “Miep” Gies faleceu em 11 de janeiro de 2010, aos 100 anos de idade, em Hoorn, Holanda. Após a Segunda Guerra Mundial, ela trabalhou para a Cruz Vermelha e continuou a se envolver com a divulgação da história de Anne Frank e do Holocausto.
Em seus últimos anos de vida, Miep se tornou uma figura pública, recebendo homenagens e prêmios por seu papel na preservação do diário de Anne Frank e por sua luta contra o anti-semitismo. Sua morte foi amplamente lamentada e seu legado continua a ser lembrado até hoje.
Elenco de A Small Light
Bel Powley interpreta Miep Gies, Liev Schreiber aparece como Otto Frank e Billie Boullet é Anne Frank. O elenco de A Small Light também inclui Ashley Brooke como Margot Frank, Rudi Goodman como Peter van Pels, Amira Casar como Edith Frank, Caroline Catz como Sra. van Pels, Noah Taylor como Dr. Pfeffer e Andy Nyman como Sr. A equipe de produção fez um esforço para filmar em Amsterdã e Praga, a fim de ficar o mais próximo possível dos locais reais onde os eventos ocorreram.
A minissérie A Small Light está disponível no Disney+ e no Star+. Serão lançados dois novos episódios a cada semana, sempre às segundas-feiras. São oito capítulos no total.
A Disney precisa melhorar e muito. As legendas são horrorosas.