A Criação da SWORD Dentro do MCU e sua Relação com a SHIELD


SWORD-MCU-1024x579 A Criação da SWORD Dentro do MCU e sua Relação com a SHIELD

Ao longo de todos os anos do MCU, conhecemos a agência da SHIELD, liderada por Nick Fury durante boa parte dos filmes. Com a chegada de WandaVision, uma nova agência foi introduzida, a SWORD, velha conhecida dos fãs de quadrinhos, mas que sofreu uma pequena alteração no nome. Nos quadrinhos, o nome da organização significa, em tradução livre,  Departamento Senciente de Resposta e Observação do Mundo. Já na série, a tradução chegou como Divisão Senciente de Respostas e Observação de Armas, o que se encaixa mais na trama quando pensamos no poder que Wanda e Visão tem em conjunto.


Como uma segunda agência, é impossível não pensar em comparações envolvendo a SWORD e a SHIELD. Pensando nisso, o diretor de WandaVision, Matt Shakman, explicou suas maiores preocupações no visual criativo da SWORD, buscando deixar bem claro para os fãs que se tratam de coisas diferentes.

Wanda-e-o-simbolo-da-SHIELD A Criação da SWORD Dentro do MCU e sua Relação com a SHIELD

A agência deve continuar aparecendo na fase 4 da Marvel e promete ter grande importância no futuro, com os objetivos reais sendo revelados ao longo das produções.

Quando foi criada em 1995, por Maria Rambeau, a SWORD buscava conduzir missões espaciais para entender melhor o potencial extraterrestre e possíveis ameaças. Com a morte de Maria, Tyler Hayward assumiu e transformou a agência em uma construtora de armas robóticas de inteligência artificial e nanotecnologia.


Como percebemos na série, Visão se tornou seu principal objetivo. Embora tenha muitas diferenças em relação a SHIELD, é impossível não pensar nas semelhanças, principalmente em sua forma de lidar com ameaças.

A Adaptação para WandaVision

Em uma entrevista recente ao ComicBook, o diretor Matt Shakman comentou sobre as mudanças da SWORD para WandaVision.

“Foi uma ótima oportunidade para criar uma nova agência. Nós começamos da mesma forma como começamos tudo, pensando em como seria no mundo real. Então lembramos de Cabo Canaveral, olhamos a história de agências espaciais e como esses mundos se pareceriam. Então trabalhamos com nosso designer de produção, Mark Worthington, e com artistas de storyboard, e começamos a construir o mundo da SWORD.


Mas o que nós realmente queríamos era que parecesse real e sólido, para contrastar com a realidade da sitcom e do HEX. Observamos alguns filmes que, em minha opinião, fazem isso muito bem – filmes como A Chegada e as bases temporárias que eles constroem ao redor de anomalias extraterrestres. Imaginamos a SWORD exatamente como uma agência onde você tem anomalias radioativas, usadas para invadir planetas. Então essa base que construímos foi baseada em unidades de respostas químicas, biológicas e radiológicas que existem por aí.”

WandaVision-Apicultor-Capa-1-1024x556 A Criação da SWORD Dentro do MCU e sua Relação com a SHIELD

A medida que WandaVision caminha para um fim, a SWORD vem sendo pintada como a possível grande vilã, como foi mostrado na cena pós-créditos do último episódio. Ainda não sabemos como será a relação entre eles e os Skrulls de Nick Fury, mas certamente esses grupos irão colidir em algum momento.

WandaVision exibirá seu último episódio amanhã!

Veja Também

WandaVision: Vazamento Revela Tamanho do Último Episódio
A que Horas o Último Episódio de WandaVision será Lançado no Disney+?
WandaVision: Diretor Derruba uma das Maiores Teorias da Série

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Escrito por Paula Senra Silva Ramos

Atualizado em 04/03/2021


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.