James Cameron incluiu uma cena na sequência de Avatar que, para muitos, talvez seja difícil demais de assistir. O Caminho da Água chega ao público 13 anos após a primeira parte da história, e agora Jake, Neytiri e sua família precisam se proteger contra ameaças conhecidas e se adaptar a um novo ambiente. O filme é só a primeira continuação de uma grande franquia prometida pelo diretor e criador.
[AVISO] O texto a seguir contém spoilers de Avatar 2!
Em Avatar 2, os Sully precisam se deslocar para os oceanos de Pandora após perceberem que estão em perigo mais uma vez por causa de uma nova invasão da RDA. Lá, eles conhecem os tulkuns, uma espécie inteligente que vive no mar e é capaz de se comunicar com os Na’vi, sendo visualmente muito semelhante às baleias da Terra.
Com um coronel Quaritch agora transformado em Na’vi, mas ainda com a sua mente humana, os invasores participam de uma cena longa e agonizante em que caçam um tulkun até a morte, possivelmente a sequência mais difícil de assistir depois do triste falecimento de Neteyam.
Para tornar o momento ainda mais comovente, o filhote de tulkun permanece ao lado da mãe falecida enquanto os humanos começam os preparativos para trazer a criatura a bordo e extrair um valioso material capaz de prevenir o envelhecimento de pessoas.
Contudo, as coisas ainda vão de mal a pior rapidamente. Mais tarde, o clã Metkayina, assim como a família Sully, visitam o falecido tulkun, que foi deixado no oceano para funcionar como uma espécie de mensagem para qualquer um dos Na’vi que possa pensar em cruzar o caminho dos humanos. Nessa cena é possível ver que o filhote do animal agora também está morto, adicionando mais angústia à história.
Ao longo do filme, os espectadores aprendem as formas de vida do tulkun e como essas criaturas são emocionalmente inteligentes. Vê-las morrer de maneira tão cruel é difícil de assistir, mas Cameron tem um talento especial para tocar o coração de seu público.
Avatar: O Caminho da Água está em exibição nos cinemas e chega em breve ao Disney+.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus
Realmente foi horrível e perdi ali a vontade de continuar assistindo o filme. Mesmo fechando os olhos, foi torturante pra mim. Chorei muito, saí do cinema abalada e quando cheguei em casa tive mais crise de choro. Sim, foi apenas um filme, mas tenho muita sensibilidade pra esse tipo de situação e, se eu soubesse q haveria isso, certamente não tinha ido assistir. Achei desnecessário tantas cenas da brutalidade contra a espécie. Então, se alguém for sensível dessa forma, n recomendo assistir.
Sim é bem triste, mas acredito que o Cameron fez toda aquela cena para refletir mesmo do que o humano é capaz e também, da gente sentir algo pelas criaturas que além de extraordinárias são alienígenas e lembram nossas baleias, e além do mais naquele universo são mais inteligentes que nós o que faz sentirmos algo estranho e incrível ao mesmo tempo.