A Alemanha vai trazer em breve ao público uma minissérie que promete ser um marco para todos aqueles interessados em história, dramas familiares e a busca por justiça. Intitulada Deutsches Haus, a produção alemã promete mergulhar profundamente na era pós-Holocausto, revelando as cicatrizes escondidas de uma nação e de uma família em particular.
Prevista para estrear no Disney+ da Alemanha em 15 de novembro, Deutsches Haus também deve chegar simultaneamente no Brasil pelo Star+, seguindo a estratégia já adotada anteriormente com outras produções alemãs: Sam – Um Saxão e A Agricultura do Futuro.
A nova série é uma adaptação do romance best-seller de Annette Hess, lançado no Brasil como A Casa Alemã. A autora não só cedeu sua obra como também desempenhou um papel fundamental na transição do livro para a tela, atuando como produtora e contribuindo na adaptação do roteiro.
Qual é a história de Deutsches Haus/A Casa Alemã?
Situada em Frankfurt, em 1963, a trama gira em torno de Eva Bruhns, uma jovem intérprete da língua polonesa. Eva vive com seus pais, que administram o restaurante “Deutsches Haus”. A vida de Eva, prevista para se casar com o herdeiro de uma fortuna, Jürgen Schoormann, sofre uma reviravolta quando ela é chamada às pressas para atuar como intérprete em no primeiro julgamento de ex-oficiais da SS pelos seus crimes no campo de concentração de Auschwitz.
Desconhecendo a extensão dos horrores de Auschwitz, Eva aceita a tarefa, desafiando resistências. À medida que traduz os depoimentos, Eva se depara com a verdade brutal do extermínio nazista e com o silêncio cúmplice de sua geração. Confrontada com segredos de família interligados a essa cruel verdade, Eva embarca em uma jornada pessoal de descoberta.
O elenco da série conta com Katharina Stark no papel principal de Eva, acompanhada de Iris Berben, Heiner Lauterbach, Anke Engelke, Max von der Groeben, Henry Hübchen, Sabin Tambrea, Aaron Altaras, Thomas Prenn, Ricarda Seifried, Hans-Jochen Wagner e Alice Dwyer.
Em palavras da própria Annette Hess: “Estamos aqui para contar, de maneira sensível, mas sem rodeios, sobre um processo de um século. No início dos anos 60, os alemães e o mundo ouviram, pela primeira vez, detalhadamente sobre um dos maiores crimes da humanidade, Auschwitz. Este processo marca o início de uma compreensão que continua até hoje e deve continuar. Nunca se esqueça!“
Já a produtora Sabine de Mardt acrescentou sua perspectiva sobre o projeto: “Quando li o romance de Annette em 2018, fiquei tão emocionada quanto fascinada e comecei imediatamente a pensar em uma possível adaptação cinematográfica. A perspectiva da jovem protagonista nos proporciona um olhar intrigante sobre os abismos de nossa própria história.”
Confira a seguir as primeiras imagens da série:
Para os aficionados por História
Para quem tem interesse em produções que retratam o Holocausto, é imperdível assistir à minissérie A Small Light, da National Geographic, disponível tanto no Disney+ quanto no Star+. Aclamada pela crítica, com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, ela narra a corajosa trajetória do casal que ajudou a proteger Anne Frank e sua família dos nazistas: Miep Gies e Jan Gies, interpretados por Bel Powley e Joe Cole.
Deutsches Haus (A Casa Alemã) estreia em 15 de novembro de 2023, ainda aguardando confirmação do título em português e estreia simultânea no Brasil pelo Star+.