Nos anos 2000, a Disney estava desenvolvendo uma sequência para Planeta de Tesouro que acabou sendo descartada. A animação acompanha um adolescente que encontra o mapa de um grande tesouro e, junto com seus amigos, sai em uma nave espacial com formato de uma caravela, em uma aventura. Após o lançamento, Joseph Gordon-Levitt, que dublava o protagonista, Jim Hawkins, estava pronto para retornar para a continuação, mas o projeto não foi para frente.
O filme, que chegou aos cinemas em 2002, é uma adaptação de ficção científica do romance de Robert Louis Stevenson, A Ilha do Tesouro (1883). A nova versão modifica a história, que, em vez de se passar no mar, foi levada para o espaço, embora tenha mantido o navio como veículo de transporte dos personagens.
Assim como outros lançamentos da época, como Atlantis: O Reino Perdido e A Nova Onda do Imperador, a animação se tornou um clássico cult. No entanto, assim como as outras, ela também nunca ganhou uma sequência, embora a Disney tivesse planejado uma vida maior para a história.
Por que Planeta do Tesouro 2 não aconteceu?
Desde o início, a Disney esperava que Planeta do Tesouro gerasse uma franquia maior para continuar além de uma única produção.
“Temos uma história, alguns storyboards, conceitos e um roteiro do que poderia ser uma sequência”, revelou o então presidente da Walt Disney Feature Animation, Thomas Schumacher, antes da estreia do filme. “Há também uma noção do que poderia ser uma série. Tenho todas as peças no lugar e, se [decidirmos] apertar o botão, apertamos o botão e vamos em frente”.
De acordo com o Animated Views, que revelou a arte conceitual e a sinopse 2014, Planeta do Tesouro 2 teria acompanhado Jim Hawkins quando ele entrou na Royal Interstellar Academy, da qual a Capitã Amelia seria a nova diretora.
Além disso, a sequência teria marcado o retorno de Long John Silver, a introdução de um novo vilão conhecido como Barba de Ferro e uma rival que se tornaria interesse amoroso do protagonista. Além disso, uma série de TV derivada daria continuidade aos estudos de Jim.
No entanto, todos esses planos foram descontinuados quando a animação fracassou na bilheteria quando foi lançado. Com um orçamento de US$ 140 milhões, a épica aventura de sci-fi conseguiu apenas US$ 109 milhões durante sua exibição nos cinemas, enfrentando filmes como Harry Potter e a Câmara Secreta e 007 – Um Novo Dia para Morrer, perdendo suas chances de se tornar uma grande franquia.
Planeta do Tesouro está disponível no catálogo do Disney+.