Um filme sobre as Irmãs Fox começou a ser filmado no Rio de Janeiro. Sob os cuidados da Star Original Productions, selo da Disney voltado para filmes e séries da América Latina, a produção conta com um elenco americano e será gravada no Brasil e nos Estados Unidos. Ainda sem previsão de estreia, o longa também deve ser distribuído pela Disney em território brasileiro através do Star+.
Com direção e roteiro de Wagner de Assis, a trama conta a trajetória das três irmãs que foram fundamentais no Espiritualismo Moderno Ocidental. Kate, Leah e Maggie Fox são conhecidas pelas mesas girantes, fenômeno caracterizado pela movimentação aparentemente autônoma de uma mesa ou outro objeto durante sessões espíritas, onde os participantes colocam suas mãos levemente sobre a superfície e aguardam seu movimento. As mesas girantes eram usadas como um meio de comunicação com os espíritos.
Em 1848, a família Fox se mudou para uma casa em Hydesville, Nova Iorque. As irmãs, então adolescentes, começaram a ouvir batidas na parede do quarto. Elas começaram a investigar e descobriram que as batidas respondiam a perguntas que elas faziam.
Elas começaram a realizar sessões públicas para demonstrar seus dons mediúnicos e logo se tornaram celebridades e atraíram multidões de pessoas de todo o mundo. As sessões das Irmãs Fox foram controversas, com muitos céticos acreditando que elas estavam apenas enganando as pessoas. No entanto, elas sempre insistiram que suas experiências eram genuínas.
O Espiritualismo Moderno Ocidental, que acredita na comunicação com os espíritos dos mortos, é frequentemente creditado às Irmãs Fox. Elas ajudaram a popularizar a ideia de que a vida após a morte é real e que é possível se comunicar com os espíritos dos entes queridos.
Katherine, Leah Margaret serão interpretadas pelas atrizes Jamie Hughes, Sionne Elise e Marie Mchugh, respectivamente. O elenco conta ainda com as brasileiras Daniela Galli e Lua Blanco. As filmagens internas estão acontecendo em casarões com arquitetura antiga para remeter à época do filme, enquanto as partes externas serão feitas em fazendas e cidades dos EUA.
Wagner de Assis falou sobre a produção
O diretor do filme, que esteve à frente de Nosso Lar e sua sequência, Os Mensageiros, fez comentários sobre as Irmãs Fox, explicando a importância das figuras retratadas em seu projeto. A produção da Star Original Productions é uma parceria com a Cinética Filmes, e tem distribuição da Star Distribution.
“Há uma relevância enorme em ver como, desde aqueles tempos, temos algumas coisas que não mudam: as mulheres pioneiras, um mundo em busca de respostas para suas questões mais profundas – de onde viemos, para onde vamos, qual o sentido de nossas vidas – assim como erros e acertos com questões espirituais”, disse Wagner de Assis.
“Vamos filmar o início do que o escritor Arthur Conan Doyle batizou de ‘uma invasão organizada’ dos espíritos. Só que essa invasão teve um preço que resulta na incrível história épica dessas mulheres. O filme é, também, uma retratação histórica que destaca o valor e esforço delas por uma causa humana e espiritual em função de um mundo melhor”.
Irmãs Fox não tem uma previsão de estreia.