Uma participação de R.L. Stine, autor original de Goosebumps, na adaptação para o Disney+ surpreendeu os fãs. A série ainda está sendo disponibilizada semanalmente no streaming, com a temporada prestes a acabar na próxima semana com o 10º episódio. No entanto, antes do desfecho, o público foi pego de surpresa com uma inclusão divertida para os leitores da série de romances.
Durante o penúltimo episódio da primeira temporada, “O Mistério do Boneco Parte II“, os amigos Isaiah (Zack Morris), Margot (Isa Briones), James (Miles McKenna), Isabella (Ana Yi Puig) e Lucas (Will Price) se concentram no futuro depois de enfrentar o espírito vingativo de Harold Biddle (Ben Cockell). Depois de finalmente ser libertado das garras do vilão, o Sr. Bratt (Justin Long) escreve um romance que narra a terrível reviravolta dos acontecimentos, mas se esforça para conseguir um final perfeito que agrade a sua editora.
Em uma tentativa de curar seu bloqueio criativo, Nathan sai de carro. O rosto de R. L. Stine é então visto na capa de um podcast que o personagem está escutando, no qual ele oferece conselhos a outros autores.
“Ideias são geralmente representadas através de uma lâmpada. Por quê? Porque a verdadeira criação vem da escuridão”, ele diz no episódio nº 164. “Você não pode criar a menos que se permita entrar nessa escuridão”.
O escritor continua: “As trevas, não ter nada antes de uma grande ideia é a reviravolta perfeita. A imaginação nasce da escuridão. É assustador? Claro. É como eu sempre digo: ‘Toda grande história tem um início, um meio e uma reviravolta’. Então, você que está aí me ouvindo… O que você está disposto a fazer?”.
Nathan reflete após ouvir as sábias palavras: “Ótimo conselho. Tudo de que preciso é uma reviravolta. E de uma lâmpada.” Os créditos do 9º capítulo confirmam que o próprio escritor gravou o trecho.
Criador da série fala sobre a participação de R.L. Stine
O autor de Goosebumps apareceu pela primeira vez em uma de suas adaptações durante uma participação especial no filme de 2015 dirigido por Jack Black – e ele continua a tradição na nova série do Disney+. Falando com o The Wrap, o criador Rob Letterman explicou a ideia de trazê-lo de volta.
“Ele fez uma participação especial no filme e nós o conhecemos e ele é muito divertido, e queríamos fazer isso de novo”, disse ele, referindo-se a um breve momento em que Stine cumprimenta Black no final do filme. “O plano original era que Stine fosse o editor da nossa falsa editora Scholastic que lê o livro de Bratt. Ele estaria no escritório dizendo: ‘Isso precisa de uma reviravolta!’ Essa seria a ideia”.
“Hilary Winston e [o produtor executivo] James Eagan criaram a ideia, que era: E se Stine tivesse um podcast?”, continuou Letterman. “Nós simplesmente entramos em contato com Bob e pedimos que ele lesse um texto para o podcast que tocasse no carro, e deu certo”.
Quem é R.L. Stine?
Robert Lawrence Stine, mais conhecido como R.L. Stine, é um escritor norte-americano que é considerado o “Stephen King da literatura infantil”. Ele é o autor de centenas de romances de ficção de terror, incluindo os livros das séries Goosebumps, Rua do Medo e Hora do Arrepio.
Stine nasceu em Columbus, Ohio, em 1943. Ele começou sua carreira como escritor escrevendo roteiros para séries como The Electric Company e Os Novos Filmes do Scooby-Doo. Em 1992, ele lançou seu primeiro livro da série Goosebumps, Bem-Vindo ao Acampamento dos Pesadelos. A série foi um sucesso imediato e vendeu mais de 400 milhões de cópias em todo o mundo.
Os livros de Stine são conhecidos por seu humor e suspense. Eles exploram temas como fantasmas, monstros, lobisomens e outros elementos do terror. Stine diz que se inspira em suas próprias experiências de infância para escrever suas histórias, que continuam a encantar e assustar fãs de todas as idades.
O último episódio da 1ª temporada de Goosebumps chega ao Disney+ na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro de 2023.