A gestão de Kathleen Kennedy como presidente da Lucasfilm continua sendo um tema polêmico entre os fãs de Star Wars. Enquanto as produções de Star Wars para o Disney+ têm feito sucesso, o mesmo não pode ser dito sobre os lançamentos nos cinemas. Sim, houve mais acertos do que erros, mas muitas promessas foram feitas e não cumpridas, o que frustrou muitos fãs.
Trilogias de Star Wars prometidas por Rian Johnson e pela dupla David Benioff e Dan Weiss nunca saíram do papel. O filme Rogue Squadron de Patty Jenkins também foi cancelado sem maiores explicações. E o anunciado projeto de Kevin Feige e Michael Waldron, apesar de ter sido oficialmente divulgado, parece que nunca foi realmente planejado.
Desafios e promessas não cumpridas
E no meio deste turbilhão, temos o filme de Taika Waititi, diretor de Thor: Amor e Trovão. Depois de dirigir e atuar em episódios de The Mandalorian, era esperado que Waititi se encarregasse de um projeto cinematográfico. No entanto, a garantia de Kennedy de que seria lançado em 2023 claramente não se concretizou.
Em abril, a executiva mencionou: “Taika está trabalhando. Ele é apenas, e ele não ficará chateado comigo por dizer isso, lento. Temos dois atos, precisamos de um terceiro”.
Recentemente, uma atualização pouco animadora foi compartilhada pelo próprio Waititi. Ao apresentar o prêmio TIFF Tribute a Shawn Levy, ele brincou que é provável que o filme de Star Wars dirigido por Levy (que também dirige Deadpool 3) seja concluído muito antes do seu.
“Depois que ele se divertir com a franquia Deadpool, como um vírus cruel e indiscriminado, ele seguirá para outro, e mais outro, e mais outro. E depois, provavelmente, Star Wars. E diferente de mim, talvez esse cara consiga terminar o roteiro para isso.”
Embora esses comentários tenham sido feitos em tom de brincadeira, parecem confirmar que o trabalho no filme de Waititi não está progredindo como esperado. Já se passaram anos desde o seu anúncio e, se ele não consegue finalizar esse último ato, talvez o projeto como um todo simplesmente não esteja funcionando.
Waititi tem uma carreira impressionante em projetos de grandes e pequenos orçamentos, mas Thor: Amor e Trovão não foi muito bem recebido. De fato, houve quem saiu do cinema pensando que Thor: Ragnarok pode ter sido um acerto isolado. E ter Waititi escrevendo e dirigindo um filme de Star Wars igualmente excêntrico pode não ser o que a franquia precisa neste momento crítico.