Há décadas, a Barbie tem inspirado crianças do mundo todo, especialmente as meninas. A popular boneca de moda, lançada pela primeira vez em 1959, expandiu-se para uma franquia multimídia com jogos, filmes e séries de animação e, mais recentemente, um live-action estrelado por Margot Robbie. O filme da Warner Bros. já chegou aos cinemas, mas ainda pode haver alguma incerteza sobre sua adequação para crianças pequenas.
Apesar de ser inspirado em um brinquedo infantil, Barbie recebeu classificação indicativa de 12 anos no Brasil, com o Ministério da Justiça, orgão responsável por definir a faixa etária apropriada, justificando a decisão por conter elementos de violência, linguagem imprópria e temas sensíveis. Ainda assim, crianças que estiverem acompanhadas de um dos responsáveis podem entrar nas sessões.
Temas para os pais ficarem de olho
Uma análise mais aprofundada do filme revela algumas piadas sexuais sutis, incluindo comentários sobre os personagens não terem genitais. As próprias bonecas da Barbie não têm partes íntimas reais, então faz sentido que o filme brinque com isso. Também há insinuações sexuais através de expressões com duplo sentido.
A maioria dessas piadas é humor adulto e provavelmente passará despercebida pelas crianças menores. Aquelas com menos de 12 anos provavelmente não as entenderão e não pensarão nada disso. Provavelmente, estarão tão encantadas com as imagens da Barbie e do Ken ganhando vida nas telonas que nem prestarão muita atenção ao diálogo real.
Embora pareça haver muitos comentários sexuais, visuais como a Casa dos Sonhos, as cores rosa vibrantes e as roupas brilhantes e glamorosas servirão como uma boa distração para o humor adulto.
Há também temas adultos sendo explorados, já que o filme oferece comentários sobre como o mundo trata as mulheres. Por exemplo, a Barbie é assediada por trabalhadores da construção civil, o que para alguns pode ser desconfortável, enquanto para outros pode ser até uma oportunidade para abrir um diálogo e discussão com os filhos, especialmente se for uma menina.
Embora a classificação indicativa sirva como uma recomendação fundamental para os pais e responsáveis, certamente há crianças com menos de 12 anos que serão maduras o suficiente para lidar com os temas mais adultos ou simplesmente vão ignorar as piadas se elas não as compreenderem.
Devo levar meus filhos para assistir Barbie?
Como pai, mãe ou responsável legal, apenas você pode determinar se o filme da Barbie é adequado para o seu filho ou filha. Se decidir que eles ainda não estão prontos para ver a Barbie em live-action, existem outras opções adequadas para crianças disponíveis.
A Netflix, por exemplo, tem mais de 10 filmes e séries da Barbie disponíveis para streaming, incluindo Barbie: Vida de Sereia, Barbie: Life in the Dreamhouse e Barbie: Aventura da Princesa, entre outros. HBO Max e Amazon Prime Video também possuem vários títulos da Barbie com classificação indicativa Livre.
Barbie (2023) está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.
Filme idiota; feito por seres idiotas; para seres idiotas assistirem. A humanidade está emburrecendo. É a treva!🤑💩
Gastou sei dinheiro pra ir ver esta “obra prima” kkkkkk