Christopher Nolan fez Robert Downey Jr. abandonar vícios em Oppenheimer

Robert-Downey-Jr-Oppenheimer Christopher Nolan fez Robert Downey Jr. abandonar vícios em Oppenheimer

Christopher Nolan insistiu para que Robert Downey Jr. deixasse suas marcas registradas de atuação em Oppenheimer para “exercitar outros músculos”. O filme, que conta a vida do criador da bomba atômica, o personagem titular, tem o astro de Homem de Ferro interpretando Lewis Strauss, uma das figuras responsáveis pelo projeto da invenção da arma nos anos 40. Ao lado de um elenco estelar, Downey Jr. estrela seu primeiro grande projeto desde sua despedida da Marvel.

Conhecido há algumas décadas, o ator que deu início ao MCU tem uma longa carreira e se apoia em suas marcas registradas ao interpretar seus personagens, especialmente após mais de 10 anos como Homem de Ferro. No entanto, de acordo com Robert, Nolan, o diretor de Oppenheimer, queria que ele deixasse todos esses vícios de atuação e reiventasse seu método para o filme biográfico.

Falando com a revista New York Times, RDJ contou que o cineasta queria que ele atuasse especificamente contra a sua própria tipificação para interpretar Strauss, sugestão com a qual o astro concordou completamente. Ao ser perguntado se tinha receio de que interpretar o mesmo papel por tanto tempo pudesse afetar sua atuação, ele disse: 

Sim. Totalmente. E eu sabia que havia um ponto em que Chris Nolan estava endossando. ‘Vamos trabalhar esses outros músculos, mas vamos fazer isso enquanto desapegamos você de seus métodos habituais’”.

É a fala rápida, charmosa, imprevisível, blá, blá, blá”, ele continuou. “Ou como meu amigo muito próximo, Josh Richman, um ator de personagens, costumava dizer, eu ganhei meus ossos interpretando ‘Milo, o amigo excêntrico’. E é bom que Milo, o amigo excêntrico, seja excêntrico!”.

RDJ se inspirou em seu avô para o papel em Oppenheimer

Oppenheimer-Robert-Downey-Jr Christopher Nolan fez Robert Downey Jr. abandonar vícios em Oppenheimer

Seguindo o conselho de seu amigo, Downey recorreu a um exemplo de sua própria família. Como seu avô tinha a mesma idade de Strauss, o astro aproveitou essa imagem para interpretar seu papel. 

Pesquisando sobre Strauss, eu o relacionei com meu próprio avô, que teria sido contemporâneo dele”, explicou o ator. “Robert Elias, que eu nunca conheci, era do Exército dos EUA, um cara que se fez sozinho. Há uma analogia interessante entre algo em que ele estava envolvido e como Strauss provavelmente se sentia em relação a Oppenheimer”.

Oppenheimer estreia nos cinemas no dia 20 de julho, enquanto os projetos de Robert Downey Jr. como Homem de Ferro estão disponíveis no Disney+.

Deixe um comentário