Harrison Ford nunca escondeu que, entre os papéis que o levaram ao estrelato, seu preferido sempre foi Indiana Jones. Ele encerrou a jornada do personagem com o lançamento de Indiana Jones e a Relíquia do Destino, após também interpretar Han Solo pela última vez em 2015 com o primeiro filme da Nova Trilogia de Star Wars. No entanto, o astro acredita que o rebelde tinha que ter morrido muito antes.
Ford começou a interpretar o herói em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, em 1977, e atingiu notoriedade antes mesmo de estrelar Os Caçadores da Arca Perdida (1981). Mas, embora Han Solo fosse parte integrante da franquia, o ator não queria mais retratá-lo já a partir do primeiro filme.
Falando com a Empire, George Lucas, o diretor da série original, contou que Ford pediu a ele para que seu personagem morresse.
“Harrison continuou gritando durante todo o processo: ‘Me mata! Me mata! Me mata!’”, lembrou Lucas. “Eu disse: ‘Harrison, não posso te matar. Preciso de você no final do próximo filme. Há uma história de amor acontecendo. Mas vou fazer a próxima coisa melhor. Vou colocá-lo em uma laje de concreto e enviá-lo para Marte’”.
“Eu achava que Han Solo deveria morrer”, Ford explicou. “Achei que ele deveria se sacrificar pelos outros dois personagens [Luke Skywalker e Princesa Leia Organa]. Eu disse: ‘Ele não tem mãe, não tem pai, não tem futuro. Ele não tem responsabilidades na história neste momento, então vamos permitir que ele se sacrifique’”.
No entanto, Lucas era absolutamente contra a morte de Han Solo, pois achava que o personagem era definitivamente relevante para a trama. Inclusive, o roteirista da franquia, Lawrence Kasdan, concordava com Ford, mas o diretor rejeitou a ideia dos dois.
“Eu também achava que alguém tinha que morrer, que alguém tinha que ir embora”, disse o escritor em uma entrevista. “Achei que isso deveria acontecer bem no início do último ato, para que você começasse a se preocupar com todos. Deveríamos sacrificar alguém. Mas George [Lucas] foi contra isso. George sabia o que queria e conseguiu o que queria”.
Todos os filmes Star Wars estão disponíveis no Disney+.
Harrison Ford além de não tá gostando do rumo de star wars já que destruíram o personagem dele, ele desde sempre odiou dividir seus holofotes com outros atores como Mark hamil e carrie Fisher.