O diretor de A Pequena Sereia, Rob Marshall, contou como o live-action estrelado por Halle Bailey foi influenciado pela franquia Piratas do Caribe, com Johnny Depp como o Capitão Jack Sparrow. O remake da animação da Disney chega aos cinemas na próxima quinta-feira (25) e os responsáveis por trazer a história para as telas novamente já trabalharam com sereias anteriormente. Por isso, a experiência os ensinou algumas lições que eles puderam utilizar em um de seus maiores trabalhos até agora.
Antes de ser encarregado de criar um reino subaquático inteiro para A Pequena Sereia, Marshall e seu produtor, John DeLuca, já haviam trabalhado para trazer essas míticas criaturas do mar para a tela em um filme diferente. Em Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, de 2011, havia uma sequência na qual Barba Negra comanda sua equipe para capturar uma sereia.
De acordo com o diretor e o produtor, a cena o inspirou para, mais tarde, comandar um projeto inteiro focado nesses seres. Falando com o Entertainment Weekly, eles explicaram o impacto que o filme da franquia teve no live-action prestes a ser lançado.
“Nós gastamos tanto tempo com aquilo”, disse DeLuca sobre as sereias de Piratas do Caribe. “Nunca pensamos que faríamos um filme subaquático inteiro. Aprendemos muito com isso”.
“Eu queria que as pessoas vissem o que tínhamos feito”, continuou Marshall. “Obviamente, é um tipo diferente de sereia, mas estávamos todos tentando descobrir como criamos visualmente as caudas, até mesmo a pele colorida, tudo isso”.
“Aquela cena de Piratas do Caribe já tinha nosso toque em termos de aparência e o que conseguimos fazer”, o diretor completou. “E também usamos essa experiência para explicar à equipe de A Pequena Sereia quando estávamos usando efeitos visuais, algum tipo de figurino e coisas assim. Nós compartilhamos tudo com toda a nossa equipe. Isso foi realmente muito útil”.
Para isso, os cineastas trouxeram a renomada figurinista vencedora do Oscar, Colleen Atwood. Ela já trabalhou com Marshall e DeLuca em Caminhos da Floresta (2015), Nine (2009), Memórias de Uma Gueixa (2005) e Chicago (2002). No remake, ela foi responsável por criar todo o visual das irmãs dos Sete Mares, ou seja, Ariel e suas irmãs.
Como são as sereias em Piratas do Caribe?
Em Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, as sereias são seres perigosos. Essas criaturas míticas são retratadas como lindas e sedutoras, mas mortais, atraindo marinheiros incautos para as profundezas do oceano com seu canto hipnotizante.
Com suas caudas brilhantes e vozes encantadoras, as sereias adicionam uma dose de mistério e fantasia ao mundo pirata de Jack Sparrow. No entanto, por trás de sua beleza sedutora, as sereias revelam sua verdadeira natureza predatória, mostrando que nem tudo é o que parece no reino das águas.
A Pequena Sereia chega aos cinemas no dia 25 de maio.