Durante a Star Wars Celebration deste ano, a Lucasfilm anunciou um novo filme para concluir as histórias em andamento de The Mandalorian e outras séries do Disney+, ocorrendo na mesma linha do tempo do Mandoverso. Agora, o diretor Dave Filoni revelou a identidade do vilão da futura história. Como o cérebro por trás do MandoVerso ao lado de Jon Favreau, Filoni vai unir as diferentes narrativas das séries Star Wars do Disney+ nas telonas, criando um evento crossover épico que já foi comparado a Vingadores: Ultimato, da Marvel.
Poucas informações estão disponíveis sobre o projeto no momento, mas sabe-se que ele vai explorar o conflito entre a Nova República e as forças imperiais remanescentes, retratando a intensificação da guerra entre os dois lados.
O “Thanos” do Mandoverso
De acordo com Dave Filoni, que está dirigindo o filme, o Grande Almirante Thrawn de Star Wars Rebels desempenhará um papel significativo como o principal antagonista no crossover. Em uma entrevista recente para a Empire Magazine (via Reddit), quando questionado sobre o papel de Thrawn na era da Nova República, Filoni confirmou que vê o personagem como o grande antagonista do filme.
“Definitivamente, aos meus olhos. Quando Timothy Zahn escreveu ‘Herdeiro do Império’, Thrawn se tornou um vilão muito icônico, porque ele era diferente de tudo que tínhamos visto antes. Ele não era mais um vilão usando capacete e sabre de luz, entende? Há muita atração para fazer personagens que são como Vader, porque é muito icônico.”
Filoni enfatizou ainda mais a importância de Thrawn na era da Nova República e expressou sua gratidão por ter um ator tão importante envolvido no filme.
“Mas a ousadia que Tim teve foi fazer alguém que não fosse assim, que não tivesse essas habilidades, mas pudesse lutar de uma maneira diferente. Nas palavras ‘Star Wars’, a parte ‘guerra’ disso – ele sendo um Grande Almirante, um líder, um estrategista militar, um arquétipo de Moriarty, alguém que vai superar você, criar estratégias – isso realmente ressoou. Ele é uma peça crucial neste período. Temos sorte de ter esse personagem, e temos sorte por ter Lars Mikkelsen interpretando-o.”
Dessa forma, Thrawn provavelmente será o principal antagonista no projeto de Dave Filoni, conforme confirmado pelo próprio diretor. Com o vilão fazendo sua estreia em live-action na série Ahsoka, espera-se que ele represente uma ameaça significativa para a Nova República.
A inclusão de Lars Mikkelsen como ator de Thrawn sugere um papel maior além de uma simples aparição na série Ahsoka. A data de lançamento do filme na linha do tempo de The Mandalorian não foi anunciada oficialmente, mas especula-se que seja em em dezembro de 2026.
Mais sobre o filme de Dave Filoni
O filme foi descrito como um evento “climático” que servirá como um grande crossover para a série de Din Djarin (Pedro Pascal), O Livro de Boba Fett, Ahsoka e, talvez, Skeleton Crew, ou seja, uma espécie de Vingadores: Ultimato da galáxia Star Wars. O filme está sendo produzido por Jon Favreau.
O site oficial StarWars.com informou que o filme de Dave Filoni se concentrará no conflito em andamento entre os remanescentes imperiais e a Nova República na linha do tempo do Mandoverso. O projeto “conclui as histórias interconectadas” de The Mandalorian, Ahsoka, O Livro de Boba Fett e outras séries do Disney+.