The Witcher, da Netflix, tem paralelos e referências a dois dos maiores clássicos da Disney. A série, baseada na saga literária de mesmo nome do escritor polonês Andrzej Sapkowski, estreou na plataforma em 2019 e deve ganhar sua terceira temporada este ano. Situada em uma terra fictícia de inspiração medieval conhecida como O Continente, a história explora a lenda de Geralt de Rivia, Yennefer de Vengerberg e a Princesa Ciri.
Como uma série de fantasia cheia de elementos medievais e mágicos, muitos personagens de The Witcher são inspirados nos mesmos contos que originaram alguns clássicos da Disney. Assim como feito nos romances de Sapkowski, as adaptações – a produção para o streaming e o jogo – incluem sutilmente histórias conhecidas de nomes como Hans Christian Andersen e os irmãos Grimm.
A história de Renfri é igual à de Branca de Neve
Inspirada no conto de fadas que deu origem à primeira animação da Disney, Renfri teve uma trágica história que começou com seu nascimento, quando foi forçada a sobreviver na selva depois que sua madrasta ordenou sua morte. Contudo, isso aconteceu porque o espelho mágico revelou que Renfri mataria ela e outras pessoas.
Diferente da Branca de Neve, a princesa de The Witcher tornou-se muito mais durona e, ao invés de encontrar um príncipe encantado, ela conheceu Geralt – o que acabou levando à sua morte.
A transformação de Yennefer é como a da Cinderela
Embora Cinderela nunca tenha se transformado em uma feiticeira poderosa, a história de Yennefer na primeira temporada encontrou muitos paralelos com a princesa. A princípio, o fato de ela ter sido vendida para Tissaia por seu padrasto é semelhante a Cinderela sendo forçada a servir sua madrasta. Ambas também puderam comparecer ao baile com que tanto sonhavam, após uma transformação mágica.
Embora haja semelhanças entre as personagens, Yennefer foi sua própria fada madrinha, já que ela conseguiu seus objetivos através de muito sacrifício. Além disso, ao contrário do conto de fadas, a feiticeira de The Witcher descobriu que seu felizes para sempre não era o que ela queria, no final das contas.
Branca de Neve e os Sete Anões e Cinderela estão disponíveis no Disney+, enquanto as duas primeiras temporadas de The Witcher podem ser vistas na Netflix.