James Cameron deu sua resposta a respeito de uma das principais críticas que o público teve contra Avatar: O Caminho da Água. A produção, que é a sequência do grande sucesso de 2009, chegou aos cinemas 13 anos depois do primeiro filme, continuando a história de Jake e Neytiri em Pandora. Contudo, a segunda parte não quebrou recordes de bilheteria sem algumas reclamações dos espectadores.
Uma delas foi a respeito da rápida taxa de quadros que o novo filme apresenta para o público das salas de cinema. Tradicionalmente, os longas são rodados a 24 quadros por segundo. Mas nos últimos anos, diretores como Peter Jackson e Ang Lee foram responsáveis por lançamentos que foram além desse número, o que gerou o desconforto de muitos que não tiveram uma experiência tão boa, comparando o visual do filme a um jogo.
Agora, Cameron, que também aderiu à tendência em Avatar 2, usando 48 quadros por segundo, reconheceu as críticas e contou seu objetivo de melhorar esse formato.
O que Cameron tem a dizer sobre as críticas
“Acho que algumas pessoas se incomodam mais com isso do que outras. Nosso objetivo é continuar melhorando”, disse o diretor em uma sessão de perguntas e respostas na exibição do filme que aconteceu recentemente.
No Twitter, Andrew J. Salazar, do Discussing Film, compartilhou que um participante do evento reclamou da alta taxa de quadros, dizendo que se parece muito com um videogame.
“Algumas informações extras sobre a alta taxa de quadros”, o jornalista tuitou em sua conta, transmitindo a explicação do diretor. “James Cameron está ciente de que ele funciona perfeitamente debaixo d’água e que a maioria das reclamações são essencialmente para cenas em terra. Ele diz que está lá principalmente para ajudar o 3D, mas sabe que ainda há muito mais progresso”.
Cameron tem formas de resolver o problema
Cameron também contou sobre sua estratégia para amenizar o problema da HFR, destacando que os cinemas físicos ainda não têm tecnologia para exibir filmes com duas taxas diferentes sendo alternadas.
“Os cinemas apenas rodam a 48fps ou a 24fps”, ele disse à Variety. “Em qualquer parte da cena que queremos que seja em 24 fps, basta dobrar cada quadro. E então, o mesmo quadro é mostrado duas vezes, mas o espectador não vê dessa forma”.
Avatar: O Caminho da Água continua em cartaz nos cinemas, ainda sem data para chegar ao Disney+.