A orientação afetiva de Elsa em Frozen já era especulada desde antes do segundo filme, que estreou em 2019. Mas será que sua jornada interna pode ser assunto da próxima sequência confirmada da franquia ou os produtores vão escolher manter a história em um caminho menos arriscado?
Antes mesmo de Frozen II estrear, muito se questionava sobre a sexualidade da rainha Elsa, que era considerada por muitos como um ícone queer. Isso porque o público notou alguns paralelos entre a jornada dela com seus poderes de gelo e a luta dos indivíduos LGBTQIA+ com sua própria identidade sexual.
Na época do lançamento da primeira sequência, muitos fãs pediam para que a Disney tornasse essa abordagem oficial. Inclusive, a ideia de Elsa ser gay foi ainda mais reforçada depois que a Disney Animation lançou o trailer de Frozen II durante o Mês do Orgulho em 2019, com a própria trama sugerindo um possível relacionamento futuro entre Elsa e Honeymaren, mesmo sem ter sido mencionado explicitamente.
A Disney usaria esse arco em Frozen 3?
Com o recente anúncio de que Frozen 3 finalmente entrará em pré-produção, o público tem dúvidas sobre como será o enredo da nova aventura. Se a sequência continuar acompanhando a história de Elsa, certamente uma exploração mais profunda do que foi sugerido nos últimos 10 anos seria uma progressão natural para a personagem.
No entanto, pode ser que o estúdio queira se afastar desse tipo de abordagem. Com os últimos fracassos de bilheteria vistos nos lançamentos de 2022, a estratégia da Disney em apostar em sequências claramente visa recuperar o investimento perdido em seus filmes anteriores.
Isso pode significar que os produtores pretendem deixar Frozen 3 livre de qualquer elemento que possa causar polêmica, algo visto tanto em Lightyear com um casal do mesmo sexo quanto em Mundo Estranho com o primeiro protagonista abertamente gay da Disney Animation. Dessa forma, a possibilidade do enredo de Elsa seguir um caminho assim parece cada vez menor.
Frozen 1 e 2 estão disponíveis no Disney+, enquanto a próxima sequência ainda não tem previsão para lançamento.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus
Eu não vejo a elsa como uma pessoa que necessite de um par romantico ela tem muito mais coisa pra nos apresentar
Se Frozen 3 a Elsa virar lésbica o filme vai ser banido da mesma forma que Buzz lightyear foi e também Mundo Estranho aí eu pergunto para as pessoas que querem que a Elsa seja gay: vocês querem acabar com a franquia? Porque é isso qué vai acontecer. Cuál é o problema da Elsa namorar um homem?
Não tem problema nem um,mas o povo já tava querendo que elsa seja gay desdo primeiro filme,queremos arriscar mesmo assim. #elsamaren
Considerando a tentativa dos acionistas(donos) da companhia de trazer a sequência da franquia como uma forma de socorro para sair da crise financeira, difícilmente permitirão tomar o caminho mais arriscado, visto que outras animações que abordaram esse caso geraram prejuízo ao estúdio.
No meu ponto de vista, acho que explorar mais da mitologia e dos contos nórdicos seria mais interessante e aceitável.
Elsa se tornou um Espírito livre na história; importante símbolo para autoaceitação dos fans; personagem lucrativo para a Disney.
Não tem por que arriscar pra agradar só um lado.
Eu quero muito que elsamaren acontecessa,mas porque não arriscar? Perigoso eu sei,sei também que tem muitos motivos pra temer em fazer essa casal acontecer,mas bora arriscar por favooorrr!.
Vai lá, arrisca, já sabem o resultado.
A história sempre se repete.
Sodoma e Gomorra sumiram do mapa.
Vi um vídeo falando da possibilidade de surgir um companheiro pra Elsa, um caçador que, de alguma forma, está entrelaçado na história dela. Fiquei empolgada com a história e até penso em assistir o segundo filme pra curtir melhor o terceiro. Espero que este vídeo esteja certo, pois a história parecia legal.