Como James Cameron criou a linguagem Na’vi para Avatar 1 e 2?

Avatar-2-personagens Como James Cameron criou a linguagem Na'vi para Avatar 1 e 2?

O universo de Avatar tem uma infinidade de detalhes que foram pensados somente para dar mais autenticidade à história ambientada em Pandora. A linguagem que os Na’vi falam nos filmes, por exemplo, foi criada especialmente para a franquia. Mas a tarefa não foi nada fácil, já que James Cameron queria que sua raça alienígena soasse muito diferente de seus personagens humanos.

Para isso, ele integrou ao seu time um linguista, o Dr. Paul R. Frommer, que foi abordado pelo diretor para desenvolver um idioma artificial para o povo Na’vi com uma lista de cerca de 30 palavras que ele havia inventado.

O Na’vi tinha que ser inteiramente novo; tinha que soar ‘agradável’; tinha que ser consistente com as trinta e tantas palavras que ele já havia inventado – principalmente nomes de personagens e animais”, explicou o professor da Universidade do Sul da Califórnia ao Camp Fire Writing. “Claro, tinha que ser viável para os atores, sem manipulação eletrônica de vozes. E, como isso fazia parte do enredo, tinha que ser aprendido tanto pelos seres humanos quanto pelos próprios Na’vi”.

Os Na’vi não têm uma linguagem escrita – ou pelo menos não tinham até a chegada do Povo do Céu (humanos)”, ele acrescentou, revelando as especificidades do idioma. “Portanto, não precisei projetar um sistema de escrita indígena. O que fiz foi adaptar o alfabeto romano ao sistema de som Na’vi. Acabei usando algumas letras com sinais diacríticos – ä e ì – mas a principal inovação foi usar as combinações kx, px e tx para representar os sons ‘ejetivos’ encontrados no idioma”.

Como o idioma foi transmitido aos atores?

De acordo com o linguista, o material sobre a linguagem criada para o filme foi passada ao elenco por meio de explicações escritas na forma de texto no sistema de ortografia Na’vi, um glossário de palavra por palavra e uma transcrição fonética em inglês que alguns atores acharam útil.

Contudo, ele destacou que a ferramenta mais crucial foram gravações que eles podiam baixar e usar para praticar. Depois disso, o professor se encontrou pessoalmente com os atores para que pudesse ajustar a pronúncia e garantir que a entonação da frase fosse adequada.

Avatar: O Caminho da Água está atualmente em cartaz nos cinemas e permanece sem data para entrar no catálogo do Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Deixe um comentário