A maioria das animações da Disney são pensadas para as crianças, e, por isso, tendem a não incluir cenas ou momentos muito polêmicos. No entanto, algumas piadas sutis ou de duplo sentido podem ser controversas de acordo com o contexto e à atmosfera social do mundo em determinada época. Por isso, o que era considerado apropriado há alguns anos para um filme infantil, pode ter mudado hoje em dia.
Assim, confira 10 momentos em filmes da Disney que provavelmente não seriam bem aceitos por boa parte do público de hoje:
10 – A referência da peça de Édipo em Hércules
Quando Meg e Hércules vão a um encontro e conversam sobre a peça a que assistiram, Hércules diz: “Aquela peça… aquela coisa de Édipo? E eu achei que eu tinha problemas”. Isso se refere à tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, na qual um homem está destinado a se casar com sua mãe e matar seu pai.
Trata-se de uma referência que apenas alguns adultos entendem, mas nos dias de hoje as crianças têm acesso à internet e poderiam facilmente buscar o significado e levar a questionamentos complicados.
9 – Buzz abre suas asas quando Jesse o impressiona em Toy Story 2
Na primeira sequência da franquia, o público vê pela primeira vez Buzz começar sua paixão por Jessie. Quando a boneca vaqueira faz uma manobra com um carrinho de brinquedo e uma rampa para abrir a porta do quarto para o cachorro, Buzz fica impressionado, com suas asas levantadas para fora. Embora sutil, essa é uma referência erótica à excitação que possivelmente não passaria despercebida por muitos pais de hoje.
8 – Relâmpago McQueen recebe “sinais” em Carros
No começo do filme, Relâmpago McQueen está saindo de uma corrida quando duas de suas maiores fãs, Mia e Tia, lançam uma luz para ele com seus faróis. Neste filme sobre carros, esse ato poderia ser interpretado de forma mais literal, que elas estariam se exibindo para ele, o que não se encaixaria bem em uma animação infantil.
7 – O pato bêbado em Aristogatas
Um dos personagens do filme, Waldo, é um pato que parece estar constantemente embriagado. Ele destaca um dos aspectos mais problemáticos dos filmes clássicos da Disney: o uso casual de fumo, drogas e bebidas alcóolicas.
6 – Yzma se exibindo para Kuzco e Pacha em A Nova Onda do Imperador
Em A Nova Onda do Imperador, a vilã Yzma, que repetidamente tenta matar o Imperador Kuzco para tomar seu lugar, é o ponto alto de muitas piadas. Em um momento, Yzma começa a levantar o vestido, indicando que vai revelar algo inesperado. Pacha e Kuzco surtam até que ela mostra uma adaga. O público atual pode ficar desconfortável com a piada que sugere que ela vai mostrar as partes íntimas e que isso seria mais aterrorizante do que uma arma.
5 – Mushu vê o que há por trás da armadura de Mulan
Quando Mushu tenta provar suas habilidades para Mulan, ele diz que consegue ver através de sua armadura, fazendo com que ela cubra os seios e bata nele. Embora algumas piadas sexualmente inapropriadas sejam discretas o suficiente para serem ignoradas pelos espectadores mais jovens, a cena obviamente se destaca pela perversão.
4 – A “polinização” em Vida de Inseto
Em uma cena do filme sobre um grupo de insetos variados, duas moscas passam por Francis, uma joaninha, e uma delas diz: “Ei gracinha, quer polinizar com um inseto de verdade?”.
Não só a piada é adulta demais para o filme, como a forma com que a animação lida com Francis sendo confundido com uma fêmea também não é bem visto com os olhos de hoje em dia.
3 – Os ancestrais de Mulan
Embora Mulan continue a ser um dos clássicos mais queridos da Disney, algumas piadas ao longo do filme não envelheceram bem. Quando os ancestrais estão discutindo o que fazer depois que Mulan rouba a armadura de seu pai para se juntar ao exército, um deles diz ao outro: “Sua bisneta tinha que ser travesti!”.
2 – Comentário atrevido do gênio em Aladdin 3
Aladdin e os 40 Ladrões é a sequência que mostra o casamento de Aladdin e Jasmine. Quando eles estão prestes a se casar, ocorre uma invasão que faz o chão tremer. O Gênio brinca, dizendo: “Eu pensei que a terra não deveria tremer até a lua de mel”.
1 – O motorista do ônibus em Abracadabra
Quando as bruxas entram em um ônibus e dizem ao motorista que desejam pegar crianças, ele responde: “Você pode precisar de algumas tentativas, mas não acho que isso seja um problema”. A fala alude a um problema da vida real que não correspondia à intenção das irmãs Sanderson. Felizmente, um momento assim não se repetiu na sequência do Disney+.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus