O Sr. Burns comendo comida radioativa é a previsão mais recente de Os Simpsons a se concretizar, e também a mais sombria. A série animada ficou famosa ao acertar vários acontecimentos do mundo real antes que eles se realizassem. Alguns deles, mesmo parecendo impossíveis na época em que foram apresentados no seriado, acabaram se tornando verdade. Contudo, um clássico episódio antigo se converteu na mais atual das previsões.
Na segunda temporada, o capítulo intitulado “Peixe de Três Olhos” satirizou políticos corruptos e a legislação ambiental ineficaz. Nele, Sr. Burns se candidata para governador com o objetivo de garantir que sua usina nuclear insegura não fosse fechada. Contudo, em um jantar que fazia parte da promoção de sua campanha, Marge lhe serve a cabeça de Blinky, um peixe de três olhos que foi modificado em função do escoamento de sua estação de energia.
Mais de três décadas após a exibição do episódio, a Agência de Normas Alimentares do Reino Unido descartou uma regra que limitava os níveis de radioatividade considerados aceitáveis em alimentos importados. Essa decisão fez com que a importação de peixes da pesca irradiada fosse aprovada no país. Inclusive, o atual primeiro-ministro, Boris Johnson, até recriou, acidentalmente, a “gafe” de Burns com uma foto publicitária comendo uma pipoca produzida perto do local do desastre da usina de Fukushima.
A ação do governo atraiu críticas de ativistas ambientais e de comentaristas políticos. Além disso, a semelhança do evento com o enredo de mais de 30 anos dos Simpsons não passou despercebida por alguns usuários das redes sociais. Contudo, o líder do Reino Unido não deu sinais de que reverteria a decisão.
Novos episódios de Os Simpsons são disponibilizados às quartas-feiras no Star+.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus
Lógico que não é a mesma pipoca nem acredito que ele comeu.