
Desde 2021, a Marvel Animation vem lançando várias séries no Disney+, mas o calendário de estreias tem sido um pouco irregular. What If…? chegou a ter três temporadas entre 2021 e 2024, enquanto Marvel Zombies demorou quatro anos para sair do papel após ser anunciado em 2022. Já X-Men ’97 e Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha podem ter hiatos de até dois anos entre suas temporadas.
Agora, a Marvel quer acabar com essa falta de regularidade.
Brad Winderbaum, chefe de Streaming, Televisão e Animação da Marvel, explicou ao DiscussingFilm como será a estratégia daqui para frente:
“O mais empolgante sobre os próximos anos é que vamos ter temporadas subsequentes de X-Men ’97 e Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha em uma cadência anual. Então, todo ano haverá uma nova temporada, e podemos planejar arcos mais longos para essas histórias.”
Com isso, a expectativa é que tanto a segunda quanto a terceira temporada dessas séries já estejam garantidas para os próximos anos.
A promessa feita antes com What If…?

Essa não é a primeira vez que Brad fala em lançamentos anuais. Em 2021, logo após a estreia de What If…?, ele afirmou que a intenção era transformar a série animada no primeiro projeto da Marvel com calendário anual no Disney+.
Na época, Brad comentou: “Não quero prever o futuro com este novo mundo em que vivemos, mas nossa intenção é torná-lo um lançamento anual.”
O plano, no entanto, não se concretizou. What If…? terminou na terceira temporada, e os lançamentos aconteceram com intervalos bem maiores do que o prometido inicialmente.
Diante disso, surge a dúvida: será que agora será diferente com X-Men ’97 e Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha? Ou essa declaração pode ser apenas uma forma de manter os fãs interessados nos projetos de animação da Marvel?
Mudança de foco da Marvel Animation

Até agora, a Marvel não anunciou novas produções animadas além das que já estão em andamento. A recepção de What If…? na terceira temporada e de Marvel Zombies não está no mesmo nível do sucesso de X-Men ’97 e Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha. Isso pode levar o estúdio a investir mais em histórias alternativas, fora da linha principal do MCU.
Em entrevista à Variety, Bryan Andrews, diretor de Marvel Zombies, comentou sobre não incluir os X-Men e o Quarteto Fantástico na animação:
“Eu teria adorado tê-los, mas na época Quarteto Fantástico estava muito distante. Eles também estão em um multiverso diferente. O mesmo com os X-Men. Como eles chegariam aqui? São muitas questões. Mas nunca diga nunca. É por isso que espero, caso haja uma segunda temporada, que possamos enlouquecer ainda mais. Quem sabe? Isso nos dá mais oportunidades para criar mais zumbis e heróis insanos lutando até o fim.”
Segundo Winderbaum, a ideia é consolidar uma regularidade semelhante ao que já acontece com Demolidor: Renascido, que também deve ter temporadas anuais.
O plano é simples: manter o público interessado com novos episódios de X-Men ’97 e Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha todo ano, sem longos intervalos como os que aconteceram até agora.
Mas fica a questão: será que dessa vez a promessa vai se cumprir?