Vídeo mostra mulher sendo presa na Disneyland por roupa “inadequada”

Disneyland-mulher-presa Vídeo mostra mulher sendo presa na Disneyland por roupa "inadequada"

Nos últimos dias, um vídeo publicado no Instagram chamou atenção: uma mulher foi filmada sendo detida, algemada e escoltada por seguranças na entrada do complexo da Disneyland, em Anaheim, Califórnia. O motivo exato da detenção não foi confirmado, mas um detalhe chamou a atenção de quem assistiu à cena: a mulher estava mostrando demais.

Ela usava um macacão jeans, mas sem nenhuma peça por baixo. A situação gerou inúmeras reações nas redes sociais, especialmente porque o vídeo foi publicado com tom de humor, incentivando os seguidores a responderem com “respostas erradas apenas” sobre o que ela teria feito.

Veja o vídeo compartilhado pela conta @anaheimchisme:

Existe um código de vestimenta nos parques da Disney?

Sim. E ele é claro quanto a uma coisa: ninguém pode andar sem roupa, ou com roupa considerada inapropriada, dentro dos parques Disney.

Há até uma página exclusiva para esse assunto no site oficial da Disney, que determina o que é inapropriado:

Trajes inadequados para os parques temáticos (e que podem resultar em recusa de admissão ou expulsão) incluem, mas não estão limitados a:

  • Pés descalços
  • Visitantes com 14 anos ou mais não podem usar fantasias
  • Visitantes com 14 anos ou mais não podem usar máscaras (a menos que sejam para fins médicos)
  • Roupas com material censurável, incluindo linguagem ou gráficos obscenos
  • Roupas excessivamente rasgadas ou largas que podem arrastar no chão e criar um risco potencial de tropeçar
  • Roupas que, por natureza, expõem porções excessivas da pele, o que pode ser considerado inadequado para um ambiente familiar
  • Roupas com várias camadas estão sujeitas a revista na entrada
  • Tatuagens visíveis que podem ser consideradas inapropriadas, como aquelas que contêm linguagem ou desenhos questionáveis

Apesar disso, de tempos em tempos, surgem histórias de pessoas tentando burlar essas regras. Em alguns casos, visitantes tentam usar o chamado “truque da camiseta”: entram com uma roupa que infringe o código de vestimenta e esperam ganhar uma camiseta grátis dos funcionários.

Às vezes dá certo, mas na maioria das vezes, o visitante só é impedido de entrar até trocar de roupa.

Mas ela foi presa só por isso?

Provavelmente, não. Andar com pouca roupa pode impedir alguém de entrar no parque, ou até levar a uma abordagem dos seguranças, mas dificilmente isso por si só levaria a uma prisão.

Para o caso ter chegado nesse ponto, é possível que a situação tenha piorado de alguma forma, como uma recusa em seguir instruções da segurança, comportamento agressivo, embriaguez ou desrespeito às ordens dadas no local.

Vale lembrar que, quando alguém é preso dentro da Disneyland, é bastante comum que a pessoa também seja banida do parque por tempo indeterminado.

O caso tem ligação com um boato antigo?

Talvez. Em 2023, uma notícia falsa viralizou dizendo que mulheres poderiam andar sem a parte de cima do biquíni em parques da Disney. O boato circulou tanto que o site de checagem Snopes precisou desmentir. O problema é que muita gente acreditou, e isso pode ter influenciado algumas atitudes erradas.

No fim das contas, o recado continua o mesmo: por mais que você veja algo sendo compartilhado nas redes sociais, vale checar as informações antes de colocar algo em prática, especialmente em lugares como a Disney, que têm regras bem definidas sobre comportamento e vestimenta.

No vídeo, gravado na área externa do parque (conhecida como Esplanade), a mulher aparece cercada por seguranças e um policial. Embora a gravação não tenha som claro, é possível ver que a situação já estava tensa. Enquanto algumas pessoas ao redor observam, o policial a algemou e a orientou a seguir com ele.

A mulher não aparenta estar resistindo fisicamente, mas parece incomodada com a situação. O momento exato da prisão ou o que motivou a abordagem inicial não são mostrados.

Deixe um comentário