Trump aparece como Lorde Sith em post da Casa Branca no Dia de Star Wars

Donald-Trump-Star-Wars Trump aparece como Lorde Sith em post da Casa Branca no Dia de Star Wars

Neste domingo, 4 de maio, o chamado Star Wars Day, trocadilho com a famosa frase “May the Force be with you”, voltou a movimentar a internet com homenagens e brincadeiras entre fãs da saga. Mas um post da Casa Branca chamou atenção ao adotar um tom mais político.

Em suas redes sociais oficiais, a equipe do presidente Donald Trump publicou uma imagem gerada por inteligência artificial, retratando-o como um personagem de Star Wars. A legenda dizia:

“Feliz 4 de maio para todos, inclusive os lunáticos da esquerda radical que estão se esforçando tanto para trazer de volta os Lordes Sith à nossa galáxia.”

A publicação também incluía a frase: “Vocês não são a Rebelião — vocês são o Império. Que a Força esteja com vocês.”

Trump aparece com sabre vermelho, arma típica dos vilões

A imagem mostra Trump com trajes que lembram os de um Jedi, mas empunhando um sabre de luz vermelho, uma escolha visual que o coloca automaticamente ao lado dos vilões.

Na mitologia da saga, sabres vermelhos são usados por membros do lado sombrio, como Darth Vader, Darth Maul e o Imperador Palpatine.

Apesar da legenda dar a entender que a intenção era retratá-lo como um herói da luz, a arma vermelha sugere o oposto. O sabre vermelho não é apenas uma variação de cor; no universo de Star Wars, ele representa a corrupção de um cristal Kyber pelo ódio e pela raiva, sentimentos que definem os Sith.

Imagem viraliza logo depois que outro post causou controvérsia

Essa não foi a única publicação polêmica envolvendo Trump nos últimos dias. No sábado, 3 de maio, a Casa Branca também divulgou outra imagem feita por IA, desta vez retratando o presidente norte-americano vestido como Papa.

A montagem foi publicada enquanto ainda está em vigor o período oficial de luto pela morte do Papa Francisco, falecido em 21 de abril.

image-1 Trump aparece como Lorde Sith em post da Casa Branca no Dia de Star Wars

Na imagem, Trump aparece usando batina branca e mitra papal. Segundo a Associated Press, o conteúdo chegou a ser comentado até mesmo durante um briefing do Vaticano.

A reação à publicação foi negativa em diversos veículos europeus, com jornais italianos e espanhóis chamando a ação de ofensiva. Entidades católicas nos Estados Unidos também criticaram o uso da imagem como inadequado e desrespeitoso.

Fãs de Star Wars continuam celebrando a data

Enquanto isso, os fãs da saga continuam aproveitando o 4 de maio com os lançamentos no Disney+, que incluem a série animada Histórias do Submundo e dois especiais sobre atrações dos parques da Disney.

No horizonte, o universo da franquia vai crescer com novas produções como o filme The Mandalorian & Grogu e a segunda temporada de Ahsoka. Também estão em andamento projetos como o longa dirigido por Shawn Levy, com Ryan Gosling no elenco, que pode ser o próximo a entrar em produção.

Deixe um comentário