O Guia Disney+ Brasil detectou hoje, 1º de outubro, a remoção de mais 15 filmes do catálogo do Disney+. Entre os títulos removidos, destacam-se quatro filmes da franquia Indiana Jones, deixando apenas Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023) e seu documentário Heróis Lendários: Indiana Jones e Harrison Ford (2023) disponíveis para os assinantes. Essa exclusão acontece apenas quatro dias após a retirada de 19 títulos (16 séries e 3 filmes) da plataforma.
As remoções de filmes e séries no Disney+ no início de cada mês são comuns, especialmente envolvendo títulos de estúdios que não pertencem à Disney, ou seja, que foram licenciados por um período específico.
Sobre os quatro filmes de Indiana Jones removidos hoje no mundo todo, eles estavam no catálogo desde 31 de maio de 2023, em uma ação de divulgação antes da estreia de Indiana Jones e a Relíquia do Destino nos cinemas.
Embora a franquia seja da Lucasfilm, empresa pertencente à Disney, os direitos de distribuição dos quatro primeiros filmes ainda pertencem à Paramount Pictures, que controla onde e por quanto tempo esses títulos podem ser exibidos.
Já o filme mais recente, Indiana Jones e a Relíquia do Destino, é o primeiro (e possivelmente o último) filme da franquia produzido sob o comando da Disney, após a aquisição da Lucasfilm. Por isso, ele permanece disponível no Disney+.
Outras remoções
Além de Indiana Jones, outros filmes populares também deixaram o catálogo, incluindo Mamma Mia! O Filme (2008), A Múmia (2017) e Jurassic World: Reino Ameaçado (2018). Esses filmes, assim como os da franquia Indiana Jones, pertencem a estúdios externos, como a Universal Pictures, que têm controle sobre onde e por quanto tempo suas produções podem ser exibidas.
Infelizmente, ao contrário de outras plataformas de streaming, o Disney+ não informa previamente quais títulos estão prestes a sair do catálogo. Isso faz com que muitos assinantes sejam pegos de surpresa quando seus filmes favoritos desaparecem da plataforma.
Filmes removidos hoje:
- O Lobo Atrás da Porta (2013)
- Feito na América (2017)
- Entre Idas e Vindas (2016)
- Capitão Fantástico (2016)
- Casa da Mãe Joana 2 (2013)
- Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)
- Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)
- Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)
- Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)
- Jurassic World: Reino Ameaçado (2018)
- Uma Loucura de Mulher (2016)
- Mamma Mia! O Filme (2008)
- A Múmia (2017)
- O Vendedor de Passados (2015)
- A Paixão de Cristo (2004)
Essas remoções evidenciam a constante rotatividade de conteúdos licenciados nas plataformas de streaming, deixando os assinantes atentos para não deixarem de assistir seus filmes favoritos o quanto antes.