9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz

Sabine-Wren-em-Ahsoka 9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz

O universo de Star Wars está mais expansivo do que nunca. Entre a trilogia de sequências da Disney, várias produções animadas e o Mandoverso, há muitas ameaças que podem acabar com a galáxia. Independente se você prefere a visão dos seis filmes originais de George Lucas ou é um fã que faz questão de assistir cada novidade de Star Wars que a Disney lança, parece haver um ponto em comum entre todos: os duelos de sabre de luz são sempre emocionantes.

Desde a primeira vez que Luke Skywalker (Mark Hamill) viu Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) lutar contra Darth Vader (David Prowse e James Earl Jones) no filme original de 1977, até as últimas batalhas de Ahsoka Tano (Rosario Dawson) em sua própria série no Disney+, nada no universo de Star Wars é tão empolgante quanto um bom duelo de sabre de luz no estilo clássico.

Não importa as cores envolvidas, essas sequências de luta aceleradas e emocionalmente carregadas são algumas das partes mais envolventes de toda a franquia Star Wars, e à medida que o universo se expande, é provável que tenhamos ainda mais no futuro.

Mas, por mais divertidos que sejam esses confrontos, eles são incrivelmente perigosos no universo da franquia. Normalmente, esse tipo de duelo resulta na morte instantânea daqueles que estão na ponta da lâmina. No entanto, existem alguns personagens – geralmente aqueles com uma forte conexão com a Força – que sobreviveram a um ferimento de sabre de luz. Aqui estão alguns dos personagens mais notáveis de Star Wars que conseguiram ficar vivos e continuar lutando.

Darth Maul

image-140 9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz

Quando A Ameaça Fantasma estreou em 1999, a única coisa com a qual praticamente todos os fãs de Star Wars concordaram foi que Darth Maul (Ray Park) foi uma das melhores partes do filme. Sua aparência característica assustou o público mais jovem, e seu sabre de luz de lâmina dupla mudou o jogo para sempre.

Embora ele não diga muita coisa, a presença imponente de Maul faz o personagem funcionar. Depois de matar o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) em um combate brutal, Maul quase derrota o jovem Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) também. Prendendo o herói, Maul zomba de Kenobi, chutando seu sabre de luz num abismo.

Mas quando Obi-Wan surpreende Maul, ganhando a vantagem, o Sith é literalmente cortado ao meio. Por anos, parecia que Maul estava morto, embora algumas histórias de Star Wars Legends afirmassem que ele sobreviveu. Isso levou à sua ressurreição em The Clone Wars, onde foi revelado que Maul, agora um ciborgue, sobreviveu.

Dublado por Sam Witwer, Maul continuou com um ódio intenso por Kenobi e enfrentou seu inimigo em várias ocasiões. Maul foi oficialmente morto por Kenobi em Star Wars Rebels.

Anakin Skywalker/Darth Vader

Anakin-Skywalker 9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz

Ninguém passou por tanta dor e sofrimento no universo de Star Wars como Anakin Skywalker (Hayden Christensen). Seja o tormento emocional ou a deterioração física, Anakin passou por dificuldades suficientes para durar duas vidas, o que de fato aconteceu: uma como Cavaleiro Jedi e outra como Lorde Sith. Em Ataque dos Clones, Anakin e Obi-Wan enfrentaram o Lorde Sith Conde Dooku (Christopher Lee), e embora o jovem Padawan tenha passado por um treinamento rigoroso, ele não estava preparado para esse confronto.

Enquanto mestre e aprendiz enfrentam o Sith, Dooku ganha a vantagem literalmente, cortando o braço de Anakin abaixo do cotovelo. Jogando o padawan para trás, Dooku teria concluído o trabalho se o Mestre Yoda (Frank Oz) não tivesse chegado a tempo para afastar o Lorde Sith. Ganhando um membro cibernético, Anakin se recupera de seu ferimento, usando suas novas partes robóticas a seu favor durante as Guerras Clônicas. Mas essa não foi a única vez que o jovem Skywalker perdeu um membro na tela.

Em A Vingança dos Sith, Anakin se torna Darth Vader e enfrenta seu antigo mestre no planeta vulcânico Mustafar. Depois de um longo duelo, Kenobi remove as pernas de Anakin. No final do filme, Anakin recebe mais substituições cibernéticas, tendo agora se tornado o Lorde Vader que todos conhecemos.

Luke Skywalker

Luke-I-am-your-father 9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz

Em O Império Contra-Ataca, Luke chega à Cidade das Nuvens para salvar seus amigos de Darth Vader, mas descobre que tudo é uma armadilha. Encurralado pelo Lorde Sith, Luke revida, acertando alguns golpes na armadura de Vader. Mas não é o suficiente, e logo Vader o domina, cortando sua mão direita.

Assim como Anakin perdeu seu braço para um Lorde Sith em sua juventude, Luke também perde para Darth Vader. É aqui que Vader revela que ele é na verdade o pai de Luke, e ele tenta colocar seu filho no mesmo caminho que ele trilhou durante as Guerras Clônicas. Felizmente, Luke não sucumbe às mesmas tentações nem de seu pai nem do Imperador (Ian McDiarmid) que Anakin uma vez sucumbiu, em vez disso, ele resiste, encontrando refúgio em seu amor por seus amigos.

Assim como seu pai, Luke recebe um substituto cibernético como resultado. Sua ferida (e a captura de Han Solo, interpretado por Harrison Ford) serve como motivação, e Luke se torna um Cavaleiro Jedi completo em O Retorno de Jedi e logo estabelece uma nova Ordem Jedi.

Obi-Wan Kenobi

image-143 9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz

Pode ser surpreendente saber que Obi-Wan Kenobi sofreu ferimentos de sabre de luz bastante graves, mas os fãs da trilogia prequela de Star Wars provavelmente se lembrarão bem dessas cicatrizes. Durante a mesma batalha contra o Conde Dooku que resultou no braço de Anakin sendo cortado, Obi-Wan também foi ferido pela lâmina vermelha do Lorde Sith. Na verdade, foi porque ele estava salvando seu mestre de ser morto que Anakin perdeu seu braço, tornando essas cicatrizes ainda mais significativas.

Durante a batalha, Obi-Wan luta bem. Dado que este é o segundo Sith que ele enfrentou, e o primeiro em que não é mais um jovem aprendiz, seu treinamento no intervalo de tempo se mostra verdadeiro. Infelizmente, Kenobi não é tão habilidoso aqui como seria no final das Guerras Clônicas, e Dooku o corta profundamente no braço e na perna. Enquanto o sangue penetra nas roupas de Obi-Wan, ele ajuda Anakin à distância, e eles logo são salvos por Mestre Yoda.

O Grande Inquisidor

image-144 9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz

Um dos principais antagonistas da animação Star Wars Rebels, o Grande Inquisidor (dublado por Jason Isaacs como animação e interpretado por Rupert Friend em live-action) está no topo da cadeia alimentar entre os Inquisidores do Império, um grupo de assassinos sensíveis à Força enviados para caçar os Jedi pela galáxia. Tendo sido treinado uma vez como um Guardião do Templo Jedi, o Grande Inquisidor deixou a Ordem em favor do Império Galáctico no final das Guerras Clônicas, se comprometendo totalmente com o serviço do Imperador.

Aliado a Darth Vader, ele ajudou a exterminar Jedis por toda parte, até em Obi-Wan Kenobi. Na série do Disney+, o Inquisidor é aparentemente morto depois de ser traído por Reva Sevander, também conhecida como a Terceira Irmã (Moses Ingram), que atravessa seu sabre de luz pela barriga. Como resultado, Reva recebe o título dele e ele é aparentemente esquecido. No entanto, ele sobreviveu e recuperou seu título, servindo novamente a Darth Vader.

Como Rebels ocorre após os eventos de Obi-Wan Kenobi, o Grande Inquisidor eventualmente opta por tirar a própria vida após uma batalha com Ezra Bridger e Kanan Jarrus.

Reva, a Terceira Irmã

image-145 9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz

Falando dos Inquisidores, Reva também sobreviveu a um sabre de luz, mas o que é ainda mais impressionante é que ela sobreviveu ao combate mortal com Darth Vader em pessoa, duas vezes. Em Obi-Wan Kenobi, descobrimos que uma jovem Reva (Ayaamii Sledge) estava no Templo Jedi de Coruscant quando a Ordem 66 foi dada, e ela enfrentou Anakin Skywalker, agora transformado em Darth Vader. De alguma forma, ela sobreviveu após ser atacada pelo ex-Cavaleiro Jedi e passou a odiá-lo. Deduzindo que Skywalker e Vader eram a mesma pessoa, ela planejou assassiná-lo por vingança.

Eventualmente, o Lorde Sith a atinge novamente, aparentemente matando-a, agora pela segunda vez. Mas ela não morre. De alguma forma, a raiva de Reva e sua conexão com o Lado Sombrio da Força a impedem de morrer, e ela logo foge para Tatooine para matar o único filho de Vader. Felizmente, ela desiste de massacrar um menino jovem da mesma forma que Vader tentou fazer com ela, deixando sua história aberta para ser revisitada novamente.

Sabine Wren

image-146 9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz

Originalmente uma personagem principal da animação Star Wars Rebels, onde foi dublada por Tiya Sircar, Sabine Wren (agora interpretada por Natasha Liu Bordizzo em live-action) é uma Mandaloriana que está em uma missão para encontrar seu amigo há muito perdido, Ezra Bridger (agora interpretado por Eman Esfandi). Tendo sido treinada nas artes Jedi por Ahsoka Tano nos anos entre Rebels e a série Ahsoka, Sabine e sua antiga mestra se separaram há algum tempo. Mas quando Ahsoka precisa de sua ajuda para encontrar Ezra, Sabine volta para a luta.

Mas elas não são as únicas que precisam do mapa que as ajudará a encontrar Ezra. O artefato acaba ajudando alguns simpatizantes do Império a encontrar o Grande Almirante Thrawn (Lars Mikkelsen). Para recuperá-lo, a aprendiz de Jedi das Trevas Shin Hati (Ivanna Sakhno) surpreende Sabine, roubando o orbe com o mapa e entrando em um combate “mortal”. Shin penetra seu sabre de luz no abdômen de Sabine, deixando-a no chão para morrer.

Embora parecesse que ela tinha encontrado seu fim, o segundo episódio de Ahsoka revela que, de alguma forma, Sabine sobreviveu, tendo apenas uma cicatriz no lugar do ataque.

Curiosamente, ao contrário de outros que sobreviveram a ferimentos intensos de sabre de luz, Sabine parece completamente normal. Dada a intensidade do ferimento, parece que deveria ter havido algumas consequências sérias. Afinal, é a mesma ferida que matou Qui-Gon Jinn em A Ameaça Fantasma.

General Grievous

image-147 9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz

O General Grievous (Matthew Wood) é um ciborgue Kaleesh e uma figura importante na Confederação de Sistemas Independentes (também conhecida como Separatistas). Grievous apareceu pela primeira vez na animação Stars Wars Vintage: Clone Wars 2D Micro-Series (disponível no Disney+) antes do lançamento de A Vingança dos Sith, onde o General Grievous era conhecido como um notório assassino de Jedi que colecionava suas lâminas como troféus.

Embora seja um personagem importante na animação Star Wars: The Clone Wars, a primeira aparição de Grievous em um filme também marca seu fim, embora ele não morra da maneira que você normalmente pensaria. Como ciborgue, Grievous tem a capacidade de resistir a muitos danos físicos, até mesmo a golpes de sabre de luz.

Enquanto se esconde no sistema Utapau, Grievous é perseguido por Obi-Wan Kenobi, que entra em combate com o ciborgue e seu exército de droides. Na batalha, Obi-Wan consegue cortar duas das quatro mãos do general, embora o ciborgue continue sem muito esforço.

Eventualmente, Kenobi mata o General Grievous, mas não com seu sabre de luz. Em vez disso, depois de perder sua arma na batalha, Obi-Wan usa um blaster para acabar com o líder Separatista. Apesar de sua morte no conflito, não é o sabre de luz que o mata, tornando o General Grievous um dos ciborgues mais duráveis da galáxia de Star Wars.

Ben Solo/Kylo Ren

image-148 9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz

Um descendente direto de Darth Vader, Ben Solo (Adam Driver), filho de Leia Organa (Carrie Fisher) e Han Solo, lutou para seguir os mesmos passos de seu avô. Após ser traído por seu tio e ex-Mestre Jedi, Luke Skywalker, Ben encontra refúgio com o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis), um clone secreto (e deformado) do próprio mestre corrupto de Vader, o Imperador Palpatine. De alguma forma, Palpatine retornou, e ele tem outro Skywalker sob seu domínio. Mudando seu nome para Kylo Ren, Ben se tornou o novo rosto da Primeira Ordem.

Trinta anos após o fim do Império, a Primeira Ordem deixou sua marca na galáxia, e a Nova República praticamente desapareceu. Mas uma nova heroína surgiu para lutar contra o Lado Sombrio: Rey (Daisy Ridley), uma jovem sensível à Força que é na verdade a neta do próprio Palpatine. Em lados opostos, Rey e Ren formam um estranho vínculo que se torna algo mais, e mesmo após a batalha em A Ascensão Skywalker terminar com Rey atingindo Kylo Ren no abdômen, esse vínculo permanece.

Usando uma técnica de cura pela Força, Rey mantém Kylo Ren longe da morte, lutando para ressuscitar Ben Solo também. Felizmente, ela consegue, e os dois enfrentam Palpatine juntos. No entanto, Ben eventualmente retribui o favor a sua amiga, dando sua vida em troca pela de Rey.

Todos os filmes e séries de Star Wars citados neste artigo estão disponíveis no Disney+.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

4 comentários em “9 Personagens de Star Wars que sobreviveram a um golpe de Sabre de Luz”

  1. Da pra notar que no caso da Sabine, ela só não morreu pq o ataque não foi tão crítico assim. Além de que ela recebeu ajuda médica bem rápido. Simples assim.

    Responder
    • Como assim mano, o sabre atravessou a barriga dela, entrou de um lado e saiu do outro, quem sobrevive depois de uma dessa?

      Responder

Deixe um comentário