8 curiosidades sobre Mundo Estranho, novo filme da Disney

Mundo-Estranho-Disney-Plus 8 curiosidades sobre Mundo Estranho, novo filme da Disney

Mundo Estranho é o filme mais recente da Walt Disney Animation Studios e já está disponível para os assinantes do Disney+. Na história, a família Clade embarca em uma expedição nas profundezas de uma vasta terra subterrânea, em busca de uma planta revolucionária da qual depende o sustento de seu povo. Ao longo de sua missão, eles devem aprender a unir forças e superar suas diferenças, ao enfrentar criaturas únicas, passar por perigos ocultos e alcançar os cantos mais distantes para atingir seu objetivo.

O filme é estrelado por Searcher Clade (Jake Gyllenhaal), seu pai Jaeger (Dennis Quaid), seu filho Ethan (Jaboukie Young-White) e sua esposa Meridian (Gabrielle Union). Completam o elenco de personagens principais Callisto Mal (Lucy Liu), presidente da terra de Avalonia.

Confira então oito curiosidades sobre a nova animação da Disney.

O diretor usou sua própria experiência para criar a história

Don-Hall-Mundo-Estranho 8 curiosidades sobre Mundo Estranho, novo filme da Disney

Don Hall, o diretor de Mundo Estranho, refletiu profundamente sobre a relação entre pais e filhos na fase de desenvolvimento do filme, e até mesmo baseou-se em suas próprias experiências familiares ao dar vida à história. No filme, Searcher Clade é um homem de família que, quando adolescente, descobriu a flor do pando, uma planta poderosa que mudou o mundo.

Agora ele tem sua própria empresa em crescimento, onde seu filho Ethan também trabalha. O jovem, porém, não tem certeza se quer seguir os passos do pai nos negócios da família. Na vida real, o pai de Don Hall é fazendeiro e o cineasta cresceu o ajudando.

Quando eu tinha 14 anos, tudo mudou. De repente, eu estava plantando e fazendo outras tarefas e percebi que realmente não queria fazê-las. Não era eu. Deu tudo certo, mas sempre me lembro disso e achei que seria interessante explorar a relação pai-filho e as expectativas que temos dos nossos filhos, consciente ou inconscientemente”, disse o cineasta.

O cachorro Legend é uma homenagem a um artista da Disney

Legend-Mundo-Estranho 8 curiosidades sobre Mundo Estranho, novo filme da Disney

Um dos personagens mais adoráveis ​​do filme é Legend, o simpático cachorro de três patas que inesperadamente se junta à missão dos Clade por um mundo estranho. Don Hall disse que a ideia de adicionar Legend à história partiu de Burny Mattinson, um artista de storyboard que trabalha na Disney Animation desde 1953.

O personagem foi nomeado Legend em homenagem a ele, já que esse é o apelido que Hall lhe deu desde quando Mattinson recebeu o prestigioso prêmio Disney Legends em 2008.

“Decidi chamar o cachorro de Legend porque é assim que chamo Burny. Mattinson tornou-se uma lenda oficial da Disney em 2008, o que lhe rendeu o estimado apelido.”

Mundo Estranho apresenta uma cidade inédita nos filmes da Disney

Avalonia-Mundo-Estranho 8 curiosidades sobre Mundo Estranho, novo filme da Disney

Mundo Estranho convida o público a descobrir uma nova cidade fascinante que se baseia na longa tradição de terras extraordinárias criadas pela Walt Disney Animation Studios. Desta vez é sobre Avalonia, uma cidade utópica fortemente marcada pela descoberta do pando, pelas mãos de Searcher Clade.

Para o visual de Avalonia, os artistas escolheram cores quentes como branco, laranja e vermelho. “Queríamos dar uma atmosfera calorosa e nostálgica para enfatizar que era uma cultura maravilhosa que todos apreciavam“, disse o desenhista de produção Justin Cram. Avalonia aparece na era pré-pando e na era pós-pando. O desenhista de produção Merhrdad Isvandi acrescentou: “Mostramos como a cidade passou de prédios de um andar para prédios de cem andares.

As gravações com Dennis Quaid foram memoráveis

Dennis-Quaid-Jaeger-Clade 8 curiosidades sobre Mundo Estranho, novo filme da Disney

O filme apresenta o personagem Jaeger Clade, o lendário pai explorados de Searcher que desapareceu misteriosamente durante uma missão. O codiretor e roteirista Qui Nguyen comentou:

“Queríamos torná-lo o mais bombástico e extravagante possível. E precisávamos de um ator lendário para interpretá-lo. Dennis Quaid tem uma carreira gigantesca e também é músico, é vocalista de sua própria banda. Esse tipo de personalidade forte, capaz de impressionar o público, assim é Jaeger. Toda vez que estamos no estúdio de gravação com Dennis é uma festa.”

Não há céu azul em Mundo Estranho

Mundo-Estranho-visual 8 curiosidades sobre Mundo Estranho, novo filme da Disney

Os artistas da Walt Disney Animation Studios estabeleceram um desafio muito particular ao criar o cativante mundo alienígena no centro do filme: esquivar-se do azul para criar o céu.

“Nosso cérebro está adaptado para ver o céu azul. Tirar essa opção e pensar em outra coisa para deixar a imagem bonita foi um desafio interessante ao longo da produção”, contou Justin Cram.

HQs da França e Bélgica inspiraram a equipe criativa

Arte-de-Mundo-Estranho 8 curiosidades sobre Mundo Estranho, novo filme da Disney

A longa tradição dos quadrinhos europeus foi uma grande fonte de inspiração na criação da estética visual do filme.

“Eu amo quadrinhos franceses e belgas. E do ponto de vista estilístico, parecia uma coisa divertida trazer para o nosso mundo Disney, algo que nunca havia sido feito antes. Encaixou muito bem com o conceito de aventura sensacionalista. Então combinamos os dois estilos”, explicou Hall.

Splat foi um grande desafio para os animadores

Splat-Mundo-Estranho 8 curiosidades sobre Mundo Estranho, novo filme da Disney

Chegando ao estranho mundo para completar sua missão, os Clade encontram alguém que rapidamente se junta a eles para guiá-los pela nova terra. Trata-se de Splat, uma criatura azul amorfa com muita personalidade… e sem traços faciais.

O aspecto físico Splat apresentou aos animadores um desafio único: fazer com que ele transmitisse emoções sem usar expressões faciais.

É feito com o timing e a postura do personagem para transmitir a emoção. Você tem que pensar nisso quase como uma marionete”, revelou a diretora de animação, Amy Smeed.

Continuação de um legado de filmes de aventura

Mundo-Estranho-Jaeger-e-Ethan 8 curiosidades sobre Mundo Estranho, novo filme da Disney

Todos os membros da equipe criativa do filme são fãs de grandes histórias de aventura, especialmente aquelas em que os exploradores descobrem fascinantes mundos escondidos. Mundo Estranho busca continuar essa valiosa tradição marcada pelas obras de contadores de histórias famosos como Jules Verne, HG Wells, Sir Arthur Conan Doyle.

Esse foi o nascimento da grande história de aventura em forma de romance. King Kong é um bom exemplo de cinema em que há um grupo de exploradores que encontram um mundo oculto. Eu queria evocar aquele filme”, concluiu o produtor Roy Conli.

Mundo Estranho está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Fonte: Disney

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário