6 coisas que você não sabia sobre Walt Disney

Walt-Disney-no-Rio-de-Janeiro 6 coisas que você não sabia sobre Walt Disney
Walt Disney no Rio de Janeiro

Walt Disney é mundialmente reconhecido como o fundador do universo da Disney, que engloba parques temáticos, filmes icônicos e personagens inesquecíveis. No entanto, por trás de todo esse sucesso, há diversas curiosidades e fatos menos conhecidos sobre a vida deste ícone da indústria do entretenimento. Confira então seis detalhes surpreendentes sobre Walt Disney.

Maior vencedor de Oscars da história

image-101 6 coisas que você não sabia sobre Walt Disney

Walt Disney detém o recorde de mais Oscars ganhos por uma única pessoa: 22 estatuetas. Além destas, ele recebeu 4 prêmios honorários, somando 26 estatuetas. Sua paixão e dedicação ao mundo da animação foram, sem dúvida, reconhecidas e premiadas.

Seus primeiros dois Oscars foram em 1932, um para o curta-metragem Flores e Árvores (disponível no Disney+) e outro honorário por criar Mickey Mouse. Outros prêmios incluíram o Oscar de Melhor Filme por Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e Mary Poppins (1964).

Não foi sempre um sucesso

image-102 6 coisas que você não sabia sobre Walt Disney

Antes de criar a Disney, Walt enfrentou várias adversidades. Em 1922, Walt Disney fundou o Laugh-O-Gram Studio em Kansas City, Missouri, em 1922. Ele tinha apenas 21 anos na época e estava empolgado para começar sua carreira na animação. O estúdio produziu uma série de curtas-metragens animados, mas faliu em 1923 devido a problemas financeiros.

A falência do Laugh-O-Gram Studio foi um golpe duro para Walt Disney. Ele perdeu todo o seu investimento e foi forçado a começar do zero. No entanto, ele não desistiu de seu sonho de criar animações e se mudou para Hollywood, Califórnia, com seu irmão, Roy, e fundou a Disney Brothers Studio em 1923.

A Disney Brothers Studio logo se tornou um dos estúdios de animação mais bem-sucedidos do mundo. Walt criou Mickey e outros personagens populares, e seus filmes ganharam vários prêmios. Ele se tornou um dos homens mais ricos e influentes do mundo, e sua empresa continua a ser um dos maiores sucessos da indústria do entretenimento.

Medo de ratos

image-103 6 coisas que você não sabia sobre Walt Disney

Curiosamente, embora tenha criado o camundongo mais famoso do mundo, Mickey Mouse, dizem que Walt Disney tinha medo de ratos. Ele nasceu em Chicago, Illinois, em 1901, e cresceu em uma área onde ratos eram comuns. Walt teve várias experiências negativas com ratos em sua infância, o que o deixou com um medo permanente deles.

Em uma entrevista, Disney disse: “Eu tinha um terrível medo de ratos quando era criança. Eles me assustavam mais do que qualquer outra coisa no mundo.” Ele também disse que esse sentimento foi uma das razões pelas quais ele criou Mickey Mouse. Ele queria criar um personagem que seria amigável e inofensivo, para que as crianças não tivessem medo dele.

Assim, Walt Disney foi capaz de superar a fobia e criar um dos personagens mais populares da história. Mickey Mouse é um símbolo da Disney e leva alegria a pessoas de todas as idades em todo o mundo.

Disneylândia: O começo

image-104 6 coisas que você não sabia sobre Walt Disney

Walt Disney começou a planejar a Disneyland em 1946, mas enfrentou muitos desafios para trazer seu sonho à vida. Muitos investidores duvidaram que um parque temático baseado em personagens de desenhos animados seria bem-sucedido, e Disney teve dificuldade em conseguir financiamento. Ele chegou a vender sua própria casa e usar o dinheiro de seu seguro de vida para ajudar a financiar o projeto.

Disney finalmente abriu a Disneyland em 1955, e ela se tornou um sucesso instantâneo. O parque atraiu milhões de visitantes e ajudou a transformar a Disney em uma das marcas mais reconhecidas do mundo.

Walt Disney no Rio de Janeiro

image-105 6 coisas que você não sabia sobre Walt Disney

Walt Disney visitou o Rio de Janeiro duas vezes, em 1941 e 1942. A primeira visita foi para lançar o filme Fantasia, e a segunda foi para promover a política da boa vizinhança entre os Estados Unidos e o Brasil.

Em 1941, Disney chegou ao Rio de Janeiro acompanhado de uma comitiva de 16 artistas. Ele ficou hospedado no Hotel Glória, na orla da Praia de Copacabana. Durante sua visita, Disney aproveitou para conhecer a Cidade Maravilhosa, incluindo o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, e o sambódromo.

Disney ficou impressionado com a beleza do Rio de Janeiro e com a cultura brasileira. Ele se inspirou em sua visita para criar o personagem Zé Carioca, que estreou no filme Alô, Amigos (1943), também disponível no Disney+

Criogenia?

Tumulo-Walt-Disney 6 coisas que você não sabia sobre Walt Disney

Circulam rumores há décadas de que Walt Disney foi congelado criogenicamente após sua morte, na esperança de ser ressuscitado no futuro. No entanto, essa história é apenas um mito. Walt Disney morreu em 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos, de câncer de pulmão. Ele foi cremado e suas cinzas foram enterradas no Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Califórnia.

O boato foi baseado em uma série de fatores, incluindo o fato de que Disney tinha um grande interesse em ciência. A filha de Disney, Diane, negou categoricamente a afirmação em uma entrevista de 1972. Ela disse: “Não há absolutamente nenhuma verdade ao boato de que meu pai, Walt Disney, queria ser congelado. Ele nunca expressou tal desejo.

A vida de Walt Disney é repleta de determinação, superação e uma pitada de magia. Estes fatos curiosos revelam as camadas ocultas de um homem que, apesar dos desafios, criou um império que ainda hoje nos encanta e inspira. Descobrir essas curiosidades só aumenta a admiração por este pioneiro da animação e do entretenimento mundial.


Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário