5 vezes em que a Marvel fez referências diretas à DC

Bruce-Wayne-e-Alfred-Batman 5 vezes em que a Marvel fez referências diretas à DC

A relação entre Marvel e DC sempre foi de competição, mas ao mesmo tempo, carregada de respeito mútuo. Como as grandes potências do universo dos super-herois, é inevitável que uma faça referências à outra de vez em quando, mesmo que de forma sutil e divertida.

A DC já fez referências ao MCU em DC Liga dos Superpets, com nomes de personagens que remetem a Thor e Wolverine, e Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas, com o Exterminador frequentemente sendo chamado de Deadpool, mesmo que ele continue corrigindo quem o chama dessa forma, e uma aparição memorável da lenda Stan Lee, dançando e brincando na animação sobre o quanto ele adora fazer participações especiais.

Veja então cinco momentos em que a Marvel acenou para sua rival DC, revelando que a verdadeira guerra é apenas nos cinemas e nos quadrinhos, mas o respeito é eterno.

Homem de Ferro 3 – A referência a Super Amigos

Super-Amigos-DC 5 vezes em que a Marvel fez referências diretas à DC

Quem cresceu assistindo à série animada Super Amigos sabe o quanto ela é icônica. Transmitida entre 1973 e 1986, esta produção da DC se tornou um fenômeno da cultura pop. E a Marvel, ciente disso, fez sua homenagem em Homem de Ferro 3. O personagem Happy Hogan refere-se aos colegas Vingadores de Tony Stark como seus “Super Amigos”, uma clara alusão à série da DC.

Eternos – Referência a Superman

image-53 5 vezes em que a Marvel fez referências diretas à DC

Em uma cena de Eternos, quando Ikaris visita Phastos e sua família, ao aterrissar no jardim, o filho de Phastos exclama: “Pai, é o Superman! Ele é o Superman! Eu vi na TV. Ele estava em Londres, lutando com um monstro. Você estava de capa e disparava laser com os olhos!“. Essa é uma confirmação sutil, porém direta, de que o Universo DC existe no Universo Cinematográfico da Marvel.

Eternos – A conexão com Alfred

image-51 5 vezes em que a Marvel fez referências diretas à DC

Eternos não parou por aí com as referências à DC. Em outro momento, quando Gilgamesh encontra Kingo, o assistente de Kingo, Karun, entra em cena. Gilgamesh brinca, referindo-se a Karun como o “Alfred” de Kingo. E todos nós sabemos que Alfred, na DC, é o fiel mordomo e mentor de Bruce Wayne, também conhecido como Batman.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar – Cena do estacionamento

image-50 5 vezes em que a Marvel fez referências diretas à DC

Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, há uma cena onde o Homem-Aranha prende Aaron Davis e ativa seu “Protocolo de Interrogatório Aprimorado”. A voz de Peter, interpretado por Tom Holland, torna-se distorcida, grave e intimidante. Esta técnica de voz distorcida é claramente uma referência à forma como Batman, interpretado por Christian Bale na trilogia de Christopher Nolan, modula sua voz para intimidar seus oponentes.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa – Flash Thompson e Flashpoint

image-52 5 vezes em que a Marvel fez referências diretas à DC

Em uma cena rápida de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, após o segredo de Peter Parker ser revelado, Flash Thompson aproveita a oportunidade para se promover como o melhor amigo de Peter. Ele lança um livro intitulado “Flashpoint”, o mesmo nome do icônico arco dos quadrinhos da DC, “The Flashpoint Paradox”.

As referências cruzadas entre Marvel e DC são uma prova de que, embora possam ser concorrentes, ambas são partes essenciais da cultura pop. E esses pequenos easter eggs só acrescentam uma camada extra de diversão para os fãs de ambos os universos.

Atualizado em 18/09/2023

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário