
A história que chocou o mundo em 2023 vai ganhar uma nova versão, agora no formato de documentário. Lost In The Jungle, produção da National Geographic, estreia no Disney+ dos Estados Unidos em 13 de setembro, um dia após a exibição no canal linear, ainda sem confirmação de lançamento simultâneo no Brasil.
O documentário traz o relato dos quatro irmãos indígenas que sobreviveram sozinhos durante 40 dias na floresta amazônica, após um acidente de avião na Colômbia. Lesly e Soleiny Jacobombaire Mucutuy, junto com Tien e Cristin Ranoque Mucutuy, enfrentaram a selva até serem encontrados por equipes de resgate.
Lost In The Jungle mostra a jornada diretamente pelos olhos das crianças. Pela primeira vez, elas contam com detalhes como sobreviveram em uma área remota e controlada por guerrilhas, após perderem a mãe na queda do avião.
Além dos irmãos, o documentário inclui entrevistas com os responsáveis pelo resgate, que trabalharam durante semanas em uma operação que mobilizou indígenas, militares e autoridades colombianas.
A direção é do cineasta colombiano Juan Camilo Cruz, com produção de E. Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, os mesmos de Free Solo. Segundo Cruz, o objetivo foi retratar a história com um olhar próximo da realidade da Amazônia.
“Espero que este filme faça todos nós refletirmos sobre o verdadeiro valor da Amazônia e das pessoas que vivem lá, além de mostrar a incrível bravura dessas quatro crianças, que são verdadeiros heróis”, disse o diretor.
Não confunda com o filme Children of the Jungle

Embora conte a mesma história, Lost In The Jungle não é o mesmo projeto anunciado pela 20th Century Studios em fevereiro deste ano. O filme Children of the Jungle será uma dramatização baseada no livro Forty Days in the Jungle, do jornalista Mat Youkee, e ainda não tem previsão de estreia.
A produção do filme está sendo desenvolvida por Giannina Scott, com roteiro de Roberto Bentivegna (Casa Gucci), em parceria com a Scott Free, de Ridley Scott. Por enquanto, não há informações sobre elenco nem se o filme será lançado nos cinemas ou direto no streaming.
Enquanto Children of the Jungle segue em fase inicial, Lost In The Jungle já tem data marcada e oferece um retrato mais direto da história real, com os próprios protagonistas relembrando o que viveram na selva colombiana.