23 curiosidades que você não sabia sobre Avatar: O Caminho da Água

Avatar-2-Disney 23 curiosidades que você não sabia sobre Avatar: O Caminho da Água

Foram 13 longos anos para chegar aos cinemas, mas a tão esperada sequência Avatar: O Caminho da Água finalmente foi lançada em dezembro. Durante o longo período de produção, James Cameron tentou ultrapassar os limites da indústria cinematográfica, assim como seu antecessor o fez em 2009.

Aqui estão alguns fatos interessantes que você provavelmente não sabia sobre a continuação da história dos Na’vi no distante mundo de Pandora.

1 – Quando Sigourney Weaver viu o design inicial de Kiri pela primeira vez, ela se opôs porque achou que era “muito arrumada e bonita”. Ela defendeu que Kiri tivesse um design mais bagunçado e que ela fosse uma adolescente mais desajeitada.

Sigourney-Weaver-Kiri-Avatar-2 23 curiosidades que você não sabia sobre Avatar: O Caminho da Água

2 – Kate Winslet quebrou o recorde de filmagem subaquática de Tom Cruise em Missão: Impossível – Nação Secreta (2015) de seis minutos com uma nova marca de sete minutos e 14 segundos. Em entrevistas, ela zombou, em tom de brincadeira, do ator de Top Gun: Maverick.

3 – Semelhante a como o avatar de Grace pode ser visto usando o colar de Sylwanin, Kiri pode ser vista usando o colar da Dra. Grace Augustine em sua forma humana.

4 – O nome Lo’ak é semelhante a Lo’akur, a palavra Na’vi para o Amuleto Toruk Makto.

Avatar-Loak 23 curiosidades que você não sabia sobre Avatar: O Caminho da Água

5 – Além de Zoe Saldaña (Neytiri), Jack Champion, o Spider, também apareceu em Vingadores: Ultimato, que deteve brevemente o título de filme de maior bilheteria de todos os tempos antes de um relançamento do primeiro Avatar na China em 2021.

6 – Avatar: O Caminho da Água levou 14 dias para arrecadar $ 1 bilhão de dólares em bilheteria. O primeiro filme levou 19 dias para atingir a marca de US$ 1 bilhão.

7 – Neytiri pode ser vista usando o colar de Neteyam em seu funeral. Antes de sua morte, Neteyam diz que quer ir para casa. Isso pode ser visto como um prenúncio irônico porque Tsireya menciona que o mar é o verdadeiro lar do clã e Neteyam acaba sendo “enterrado” no oceano.

8 – James Cameron está preparado para terminar a franquia Avatar no terceiro filme, se Avatar: O Caminho da Água não for lucrativo o suficiente. De acordo com o diretor, o enredo de Avatar 3, que já concluiu suas filmagens, foi desenvolvido de tal forma que pode facilmente ser transformado no fim da história, se for necessário.

9 – O nome de Payakan é uma junção das palavras Na’vi para “água” (pay) e “irmão” (tsmukan). Para muitas das cenas envolvendo a criatura, o departamento de arte fez uma barbatana grande e prática que um ator poderia segurar, como quando Lo’ak monta a criatura. Em seguida, eles tinham um ponto para os olhos, para que pudessem coincidir com a linha dos olhos durante a interação.

Loak-e-o-Tulkun 23 curiosidades que você não sabia sobre Avatar: O Caminho da Água

10 – O povo Maori tradicionalmente considera as baleias como figuras importantes, como encarnações de Tangaroa (o deus da água), Taniwha (seres místicos) e guardiões tribais. Além disso, há uma série de lendas relacionadas a baleias, incluindo o famoso Encantadora de Baleias, que é semelhante ao suposto título de Avatar 4, O Cavaleiro de Tulkun (The Tulkun Rider).

11 – O clã Metkayina é conhecido por ser inspirado pelo povo Maori, com atores indígenas do elenco das sequências de Avatar trabalhando com James Cameron para incorporar elementos da cultura nativa da Nova Zelândia aos costumes e tradições do clã. As tatuagens do clã também se assemelham às tatuagens maori tradicionais em posicionamento e estilo.

Avatar-2 23 curiosidades que você não sabia sobre Avatar: O Caminho da Água

12 – Além do treinamento de prender a respiração, Sigourney Weaver se juntou a seus colegas mais jovens para aprender a linguagem de sinais subaquática e parkour, para cenas de adolescentes Na’vi correndo ao longo de galhos de árvores ou correndo para o topo de montanhas flutuantes. “Eu estava determinado a ser capaz de fazer tudo o que eles faziam. Não queria que ninguém dissesse: ‘Ela é meio velha’. Todos nós tínhamos que estar realmente em forma, e o parkour é uma ótima maneira de chegar lá.”, disse ela.

13 – Edward Norton recusou um papel depois de descobrir que interpretaria um humano, estando mais interessado em interpretar um Na’vi. James Cameron , que ainda queria trabalhar com Norton, acabou escalando-o como Nova em Alita: Anjo de Combate (2019).

14 – James Cameron afirmou que Jake e Neytiri amadureceram para ter personalidades menos imprudentes por serem pais, esclarecendo: “No primeiro filme, o personagem de Sam salta de sua criatura voadora e essencialmente muda o curso da história como resultado dessa loucura, um salto de fé quase suicida. E a personagem de Zoe pula de um galho e assume que haverá algumas folhas grandes lá embaixo que podem amortecer sua queda. Mas quando você é pai, não pensa assim. Então, para mim, como pai de cinco filhos, estou dizendo: ‘O que acontece quando esses personagens amadurecem e percebem que têm uma responsabilidade além de sua própria sobrevivência?‘”

15 – Falando sobre a personagem de Tuk em uma entrevista em fevereiro de 2019, James Cameron mencionou que ela tinha oito anos e que o filme apresentaria uma cena entre Jake e Neytiri ocorrendo da perspectiva de Tuk: “Há uma cena de discussão de três páginas entre Jake e Neytiri, uma briga conjugal, muito, muito crítica para o enredo. Acabei filmando tudo do ponto de vista da criança de 8 anos escondida sob a estrutura e espiando. Tendo passado pela experiência com Sam Worthington em Avatar, agora eu sabia como escrever o personagem Jake avançando na montanha-russa emocional dos próximos quatro filmes.

Avatar-Tuk 23 curiosidades que você não sabia sobre Avatar: O Caminho da Água

16 – A Weta FX usou o Amazon Web Services para renderizar o filme porque a capacidade de processamento de seu próprio data center não era suficiente para a tarefa. A renderização de cada quadro levou 8.000 horas de processamento, o que equivale à potência combinada de 3.000 CPUs virtuais em um data center por uma hora. A capacidade de três data centers australianos da AWS foi usada para renderizar o filme.

17 – Edie Falco, estrela de Família Soprano, revelou que filmou suas cenas de Avatar 2 há mais de quatro anos. Tanto tempo se passou entre as filmagens e a data de lançamento de 2022 que Falco simplesmente achou que o filme já havia estreado nos cinemas e simplesmente não teve um desempenho muito bom.

18 – Avatar 2 é o sétimo filme da história a custar mais de US$ 300 milhões, depois de Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007), Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011), Vingadores: Era de Ultron (2015), Liga da Justiça (2017), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019).

19 – A identidade da mãe de Spider é revelada na história em quadrinhos como Paz Socorro, uma piloto do Scorpion morta durante o ataque à Árvore das Almas.

Spider-Avatar-2 23 curiosidades que você não sabia sobre Avatar: O Caminho da Água

20 – O filme revela que os clãs Na’vi de Pandora evoluíram para se adequar a seus próprios ambientes únicos. Os Metkayina, por exemplo, têm caudas mais longas e braços mais grossos para ajudá-los a nadar, enquanto os Omaticaya são mais finos e com diferentes estruturas musculares, otimizadas para balançar e escalar. Existem 15 clãs Na’vi diferentes e, presumivelmente, todos eles evoluíram de maneiras diferentes. O filme também oferece algumas críticas sutis aos Na’vi, mostrando indícios de preconceito racial com base nessas diferenças fisiológicas.

21 – Segundo a Weta Digital, 57 novas espécies de criaturas marinhas foram criadas para o filme. Os artistas também consultaram pesquisadores da Victoria University of Wellington sobre a biologia dos recifes de corais.

22 – Kate Winslet ficou impressionada ao saber que Ronal seria uma Na’vi grávida feroz porque ela sentiu que as mulheres grávidas muitas vezes não são representadas o suficiente nos filmes, apesar de muitas mulheres engravidarem ao longo de suas vidas e, mesmo que sejam representadas, muitas vezes são retratadas apenas como portadoras passivas de bebês que fazem pouco ou nada para impactar a história. Em O Caminho da Água, Ronal salva a vida de Kiri e ajuda no campo de batalha.

Kate-Winslet-como-Ronal 23 curiosidades que você não sabia sobre Avatar: O Caminho da Água

23 – Quando os caçadores humanos capturam e matam um Tulkun, eles extraem um fluido dourado de seu cérebro e o chamam de ‘Amrita’, que impede o envelhecimento. O termo Amrita é uma palavra sânscrita que significa “imortalidade”, referida em muitas religiões indianas. Esta é outra palavra sânscrita usada por James Cameron. Avatar também é uma palavra sânscrita que significa uma manifestação da divindade em forma corporal.

Avatar: O Caminho da Água está em exibição nos cinemas e será lançado em breve no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário