10 Curiosidades Incríveis Sobre Planeta do Tesouro


Planeta-do-Tesouro-Disney-Plus-1024x576 10 Curiosidades Incríveis Sobre Planeta do Tesouro

Planeta do Tesouro finalmente chegou ao Disney+ para os assinantes brasileiros. O injustiçado filme de 2002, que apresenta cenários belíssimos e concorreu ao Oscar de Melhor Animação em 2003, é repleto de fatos e referências interessantes.

No filme, um mapa secreto inspira uma emocionante caçada ao tesouro pelo universo, quando o jovem Jim Hawkins e John Silver, o cozinheiro ciborgue da nave, saem em busca de seu destino.

Agora que os fãs podem conferir essa versão futurista do livro original, que tal conhecer 10 curiosidades sobre Planeta do Tesouro?


1 – O nome completo de Jim é James Pleiades Hawkins. Pleiades é um aglomerado de estrelas localizado na constelação de Touro, popularmente chamado de sete cabrinhas, pois a olho nu esse conjunto aparenta conter apenas 7 estrelas, o que não é verdade.

image-24 10 Curiosidades Incríveis Sobre Planeta do Tesouro

2 – Planeta do Tesouro representou um marco no uso da tecnologia quando foi produzido, combinando animações tradicionais feitas manualmente e computação gráfica em um nível que não existia antes.

3 – Quando a mãe de Jim se senta com ele em sua cama para ler seu livro, é possível ver na estante do quarto um boneco de pelúcia do personagem Stitch.

image-22 10 Curiosidades Incríveis Sobre Planeta do Tesouro

4 – Os animadores visitaram um restaurante da tradicional rede norte-americana Benihana para fazer anotações e criar a cena em que John Silver corta e limpa camarões.

5 – O belo visual do filme foi baseado em pinturas a óleo do século XIX. Elas eram difíceis de serem digitalizadas na época, então todos os planos de fundo foram criados de forma digital.


6 – Quando Jim e o Doutor Delbert Doppler chegam ao espaço-porto, eles recebem instruções de dois personagens usando uma escada. Eles são caricaturas dos diretores John Musker (na parte de cima da escada) e Ron Clements (segurando a base da escada).

image-23 10 Curiosidades Incríveis Sobre Planeta do Tesouro

7 – Uma sequência para Planeta do Tesouro chegou a ser planejada com Willem Dafoe definido para dublar o pirata Barba de Ferro, mas foi cancelada devido ao desempenho abaixo do esperado nas bilheterias.

8 – O nome do navio, “RLS Legacy”, é uma homenagem a Robert Louis Stevenson, autor do livro A Ilha do Tesouro, no qual Planeta do Tesouro foi baseado.

Robert-Louis-Stevenson 10 Curiosidades Incríveis Sobre Planeta do Tesouro
Robert Louis Stevenson

9 – Robert Louis Stevenson começou a escrever o livro quando tinha apenas 12 anos. Suas inspirações foram as experiências de seu pai e leituras favoritas, como Robinson Crusoe e Tales of a Traveller. Antes chamado pelo próprio autor de O Cozinheiro do Mar, o livro só recebeu o nome de A Ilha do Tesouro 19 anos depois.

10 – Essa é a terceira adaptação da Disney para o livro A Ilha do Tesouro. A primeira foi com o filme de mesmo nome, em 1950 e a segunda com Os Muppets na Ilha do Tesouro, em 1996. Todos os 3 filmes estão disponíveis via streaming para os assinantes do Disney+.

A edição ilustrada e comentada do livro A Ilha do Tesouro pode ser encontrada em português na Amazon:

Há várias outras edições de A Ilha do Tesouro e elas podem ser encontradas NESSE LINK.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 12/03/2021


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.