A franquia Avatar tem sido um dos maiores fenômenos do cinema nos últimos 16 anos, e parte desse sucesso vem da atuação de Zoe Saldaña no papel de Neytiri.
A personagem é peça-chave nos dois primeiros filmes dirigidos por James Cameron e continuará tendo grande importância nos próximos capítulos, incluindo Avatar: Fogo e Cinza.
Neytiri apresentou ao público as florestas de Pandora no primeiro longa, ao ensinar Jake Sully (Sam Worthington) sobre a cultura dos Na’vi.
Em uma conversa com o Deadline, Saldaña refletiu sobre sua jornada na franquia e o tempo que levará para completá-la.
Zoe Saldaña fala sobre o impacto de Avatar
Durante a entrevista, a atriz destacou o impacto cultural da franquia e a longa jornada que percorreu desde o primeiro filme:
“Eu tinha 28 anos quando fiz o primeiro filme e, se tudo correr como planejado, estarei com 53 ou 54 quando chegar ao quinto e último. É um presente. Um presente poder revisitar uma personagem que me deu tanto. Revisitar um lugar tão mágico. Não apenas para mim, mas para muitas pessoas ao redor do mundo. Comunidades na Amazônia puderam assistir a Avatar e se emocionaram com as histórias que Jim [Cameron] contou e como se sentiram representadas naquilo que ele estava transmitindo. É lindo fazer parte de algo tão impactante.”
A espera de 13 anos entre o primeiro e o segundo filme não deve se repetir. Avatar: Fogo e Cinza já tem data de estreia confirmada para 19 de dezembro deste ano, três anos após Avatar: O Caminho da Água.
Além disso, o quarto e o quinto filmes da franquia já estão programados para 2029 e 2031, respectivamente. Ainda que Avatar 4 esteja previsto para 2029, possíveis adiamentos não seriam uma surpresa, considerando o histórico da franquia e o tempo necessário para construir esse universo em detalhes.
O que esperar de Avatar: Fogo e Cinza?
Os detalhes da trama ainda não foram divulgados, mas algumas artes conceituais já foram reveladas e indicam um cenário bem diferente do que foi mostrado nos filmes anteriores.
O público terá um primeiro contato com a Vila das Cinzas, um local que contrasta com as paisagens exuberantes das florestas e oceanos de Pandora.
Com tons acinzentados e uma atmosfera mais sombria, a vila deve trazer uma nova perspectiva sobre o planeta e suas diversas regiões.
Avatar: Fogo e Cinza chega aos cinemas em 19 de dezembro de 2025. Enquanto isso, os dois primeiros filmes da franquia estão disponíveis no Disney+.