
O episódio 7 de Alien: Earth, intitulado “Emersão”, traz uma virada grande na franquia: os temidos Xenomorfos aparecem à luz do dia pela primeira vez após Alien: Covenant. Mas isso é só o começo. A criatura não apenas se mostra em campo aberto como também interage de forma inesperada. Entre as cenas, revelações sobre o processo criativo e mortes simbólicas, a série expande o que já se sabia sobre esse universo.
Em “Emersão“, Wendy consegue libertar um Xenomorfo ao invadir o sistema de segurança do laboratório. O plano faz parte de sua fuga, mas o que acontece depois foge do esperado. A criatura elimina os seguranças, foge para a floresta e reaparece mais tarde, quando Wendy, Nibs e Joe estão encurralados na praia pelo grupo da Prodigy.
Em vez de atacar o trio, o Xenomorfo interage com Wendy, que tem a habilidade de se comunicar com essas criaturas. Ela dá a ele uma ordem direta: enfrentar os soldados da Prodigy. O monstro obedece.
Segundo o diretor Dana Gonzales, o efeito da cena vem justamente da surpresa de ver essa criatura tão associada à escuridão sob luz natural. “Você está levando isso para fora, totalmente visível, totalmente aberto. E agora está domesticando, tendo esses momentos em que obviamente não está matando ninguém”, explicou ele em entrevista com o ScreenRant.
A construção dessa relação com Wendy já vinha sendo mostrada em episódios anteriores. Para Dana, esse momento só funciona porque o público já havia sido preparado para isso. “Vimos essa conexão no episódio 6. E, claro, a comunicação com o Xenomorfo… é aí que o roteiro realmente aparece”, completou.
O que muda com o Xenomorfo à luz do dia

Até agora, exceto por Alien: Covenant, os Xenomorfos sempre agiram nas sombras. Atacar no escuro era parte do terror: a vítima não vê de onde vem o perigo, e o predador se move em silêncio. Mas a aparição diurna muda essa lógica.
Agora, mesmo em plena luz do dia, os Xenomorfos continuam sendo ameaça real. Com visibilidade dos dois lados, os humanos perdem a vantagem de pelo menos se sentirem um pouco mais seguros durante o dia. Isso torna as situações ainda mais imprevisíveis e reduz os momentos de “respiro” para os personagens.
O fato de eles conseguirem caçar fora da escuridão mostra que a ameaça não depende do ambiente sombrio: o perigo pode surgir a qualquer hora.
Medo além da lógica
A franquia Alien nunca explicou muito bem como funciona a visão dos Xenomorfos. Algumas fontes, como jogos de RPG e quadrinhos, indicam que eles não enxergam como os humanos. Eles usariam outros sentidos, como audição e olfato, para rastrear as presas.
Eles nem têm olhos visíveis. O artista H.R. Giger fez isso de propósito, criando uma criatura que caça no escuro, mesmo sendo tecnicamente “cega”. A ideia é simples: o desconhecido assusta mais.
Mesmo com os Xenomorfos aparecendo durante o dia, isso não diminui a ameaça. Pelo contrário. A mudança traz uma sensação de urgência constante, já que agora eles podem surgir a qualquer hora, em qualquer lugar.
Bastidores da morte de Arthur

A série também trouxe uma das cenas mais pesadas do episódio e da temporada: a morte de Arthur, vítima de um chestburster. A cena foi construída com atenção aos detalhes, misturando efeitos práticos e digitais. Dana Gonzales contou como foi o processo.
“A cena era super importante para mim e para todos”, afirmou o diretor. Ele comentou que a equipe quis dar peso à morte de Arthur porque o personagem era querido pelo público, diferentemente do que aconteceu no Alien original, onde o envolvimento com John Hurt não era tão forte.
Dana, que já trabalhou com David Rysdahl (ator que interpreta Arthur) em Fargo, explicou como os efeitos práticos influenciaram a performance. “Ele estava vivendo aquilo. A maneira como fizemos, com muito sangue e a criatura saindo do peito, exigiu dele uma entrega real”.
A cena foi gravada em partes, unindo locação real (como a praia) com elementos de estúdio. Tudo foi pensado para causar o maior realismo possível.
Pareceria com Noah Hawley
Dana Gonzales também falou sobre sua parceria com Noah Hawley, criador da série. Os dois já haviam trabalhado juntos em Fargo e Legion, o que facilitou a colaboração em Alien: Earth.
“Estou nesse projeto há uns dois ou três anos antes das filmagens começarem”, disse Gonzales. Ele acompanhou diferentes versões do roteiro e viu como a história foi sendo ajustada para caber dentro do orçamento e do número de episódios. Segundo ele, havia ideias maiores nos primeiros rascunhos, mas que foram sendo refinadas com o tempo.
Essa construção detalhada, com discussões sobre design, ambientação e referências aos filmes anteriores, ajudou a definir o tom da série.
Dana Gonzales contou que o time passou mais tempo debatendo o que funcionava na franquia do que o que não funcionava. “A gente sempre falava sobre Alien e Aliens, sobre o que deu certo”, lembrou.
Vai ter segunda temporada de Alien: Earth?

Por enquanto, a renovação da série ainda não foi confirmada oficialmente. Dana Gonzales, que também atua como produtor executivo, comentou rapidamente sobre o assunto.
“Tem sido um sucesso enorme, e acho que todo mundo quer ver mais”, disse, sem dar nenhuma certeza. Segundo ele, qualquer novidade será divulgada ao mesmo tempo para todos.
Há poucos dias, foi a vez do criador Noah Hawley comentar sobre o futuro da série. Ele disse que não apenas considera uma segunda temporada, como já sabe para onde a história deve seguir:
“Eu tenho um destino em mente em termos de história, o que me permite saber qual é a trama que estou contando e o que ela significa. Não sei quanto tempo vai levar para chegar até lá, mas tenho uma noção de onde vamos em caso de sucesso. A questão é: como podemos tornar o processo mais ágil para que vocês não tenham que esperar três, quatro ou cinco anos por mais?”
O último episódio da primeira temporada de Alien: Earth vai ao ar na próxima terça-feira, às 21:00, no Disney+.