No último mês do ano, Timothée Chalamet vai entrar no incrível mundo do mais famoso fabricante de doces em Wonka. Como esta é mais uma versão cinematográfica do personagem Willy Wonka, originado no clássico romance infantil de 1964 de Roald Dahl A Fantástica Fábrica de Chocolate, as famílias provavelmente estão curiosas sobre o que esperar nesta aventura. Felizmente, a classificação etária do filme não deve desagradar as crianças.
Wonka é uma história que se passa antes da ascensão de Willy Wonka à fama, de um pequeno dono de loja de doces ao renomado confeiteiro que muda o mundo com sua lendária fábrica de chocolate. O site do Ministério da Justiça, órgão responsável por definir a classificação indicativa de obras audiovisuais no Brasil e orientar as produtoras que passaram a ter essa atribuição a partir de 2022, ainda não listou a faixa etária adequada para o filme. No entanto, de acordo com o Portal Exibidor e o Kinoplex, Wonka recebeu classificação 10 anos no país.
Portanto, de acordo com o sistema de classificação do Governo, o musical de fantasia “pode conter conteúdos angustiantes, de medo ou tensão, arma com violência, ato criminoso sem violência, linguagem depreciativa e ossada ou esqueleto com resquício de ato de violência”. Isso não significa que crianças abaixo dessa idade estão proibidas de ver o filme, mas é uma informação aos pais e responsáveis sobre o que esperar, garantindo assim o direito de escolha.
Pela descrição e pelo trailer de Wonka, o filme não parece apresentar nada obsceno, e quaisquer elementos de advertência provavelmente não são uma grande preocupação para as famílias. No entanto, sendo uma história de Willy Wonka, é provável que haja alguns elementos inseridos para dar ao filme um toque especial. Mas como ele se compara às adaptações anteriores e mais diretas do livro de Dahl?
Wonka será tão assustador quanto versões anteriores?
A Fantástica Fábrica de Chocolate, estrelado por Gene Wilder, recebeu uma classificação Livre em seu lançamento em 1971, apesar de conter momentos bastante assustadores, como a cena frenética no túnel. Quando Tim Burton e Johnny Depp deram sua interpretação ao conto clássico em A Fantástica Fábrica de Chocolate de 2005, a classificação Livre também foi atribuída.
Como uma pré-sequência que não adapta diretamente nenhum material de Roald Dahl, quem assistir Wonka provavelmente não verá galinhas decapitadas ou meninas se transformando em amoras. Mas, se sua classificação de 10 anos indica algo, o filme ainda pode ter alguns elementos um pouco assustadores, especialmente se explorar as motivações de Wonka para tomar decisões peculiares na criação da fábrica de chocolate.
O tempo dirá se esta doce história tem algum toque assustador quando for lançado em 7 de dezembro de 2023 nos cinemas – o filme estava marcado para 14/12, mas teve a data adiantada).