Em dezembro de 2020, a Lucasfilm anunciou que Justin Simien seria o produtor de uma série para o Disney+ chamada Lando, estrelada por Donald Glover, que interpretou o personagem em Han Solo: Uma História Star Wars (2018).
Infelizmente, nenhuma notícia concreta sobre o projeto surgiu desde então, e Glover frequentemente evitou a questão de se ele reprisaria o papel famoso de Billy Dee Williams. Quanto a Simien, a série foi repetidamente mencionada em entrevistas quando ele estava fazendo a promoção do filme Mansão Mal-Assombrada, da Disney.
Admitindo que não ouviu nada sobre a série desde o anúncio, o cineasta disse que o estúdio lhe informou que precisavam saber a disponibilidade dos envolvidos.
“Eu certamente coloquei meu coração e gastei muito tempo trabalhando com eles para montar uma série realmente incrível. Parece que todo mundo ama. E, sabe, me disseram que tivemos que pausar por causa de agendamentos. Então eu não sei, não tenho ideia do que está acontecendo com isso”, ele disse em julho deste ano.
No entanto, logo após esses comentários, descobrimos que Glover e seu irmão Stephen seriam os responsáveis pelo roteiro da série após a saída de Simien.
O showrunner soube de sua demissão pelas redes sociais, o que é uma pena, quando certamente haveria maneiras melhores de lidar com uma mudança de direção para o spin-off.
Lando agora será um filme
Stephen, que foi o roteirista-chefe de História de Atlanta, foi recentemente questionado sobre o status de Lando e confirmou relatos sobre ele e Donald colaborarem no projeto. No entanto, o que era uma série do Disney+ agora está programado para ser um filme.
“Não é nem uma série… a ideia agora é fazer um filme“, ele confirma no vídeo abaixo. “A coisa é que, por causa da greve, agora é meio que como ‘telefone sem fio‘”.
Vale lembrar que o CEO da Disney, Bob Iger, expressou o desejo de levar Star Wars de volta aos cinemas e gastar menos em streaming. Um spin-off para as telonas envolvendo um dos personagens de apoio mais populares da franquia certamente tem uma boa chance de ser um sucesso de bilheteria.
Han Solo foi lançado em maio de 2018 e recebeu críticas geralmente positivas, elogiando o elenco (especialmente Ehrenreich e Glover), os visuais, a trilha sonora e as sequências de ação.
Por outro lado, houve aqueles que criticaram a história e o roteiro, e o filme acabou se tornando o primeiro live-action de Star Wars a ser um fracasso de bilheteria, arrecadando apenas US$ 393,2 milhões em todo o mundo. Com sorte, um filme de Lando pode dar à franquia uma segunda chance, e resolver aquele grande gancho com Maul.
Lando ainda não tem previsão de estreia.